Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Vídeos mostram destruição causada por enchente no Texas; assista

Tragédia deixou ao menos 27 mortos, incluindo três meninas que participavam de acampamento, e afetou milhares de pessoas

Internacional|Do R7

Vídeos mostram destruição causada por enchente no Texas Reprodução/X/@Kralyqs/@visegrad24

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os estragos causados pela enchente que devastou a região central do Texas, nos Estados Unidos, na madrugada de sexta-feira (4). Pelo menos 27 pessoas morreram, incluindo três meninas que participavam de um acampamento às margens do Rio Guadalupe.

As imagens mostram casas, árvores e destroços sendo arrastados pela correnteza. Em um vídeo gravado por um drone, é possível ter uma dimensão maior da enchente, que deixou dezenas de residências e carros submersos.

Leia mais

As fortes chuvas, que começaram na noite de quinta-feira (3) e se intensificaram na madrugada de sexta, fizeram o nível do Rio Guadalupe subir de 2,1 metros para 8,8 metros em poucas horas.

O condado de Kerr, onde ficava o acampamento, foi um dos mais afetados. Cerca de 2.700 pessoas ficaram sem energia elétrica, segundo o jornal The New York Times. No condado vizinho de Burnet County, 3.500 pessoas também ficaram sem luz.


Dos 27 mortos confirmados até o momento, 18 são adultos e nove, crianças, de acordo com o gabinete do xerife do condado Kerr.

Drama em acampamento

O acampamento feminino, chamado Camp Mystic, era frequentado por mais de 750 crianças. Cerca de 20 a 25 das meninas ainda estão desaparecidas, segundo estimativas da agência de notícias Reuters e do New York Times.


Três garotas que acampavam no momento da tragédia morreram. Elas foram identificadas como Renee Smajstrla, de 8 anos, Janie Hunt, de 9, e Sarah Marsh, também de 8, de acordo com a imprensa norte-americana.

Da esquerda para a direita: Renee Smajstrla, Janie Hunt e Sarah Marsh Reprodução/Facebook

O acampamento, localizado às margens do Rio Guadalupe, foi completamente destruído, disse Elinor Lester, de 13 anos, uma das campistas resgatadas, à agência de notícias Associated Press (AP).


As cabanas das meninas mais novas, a partir de 8 anos, ficavam próximas ao rio e foram as primeiras a serem inundadas, segundo Lester. Ela, que estava em uma área elevada, relatou à AP que acordou no início da madrugada com trovões e chuva forte.

Algumas das crianças das cabanas mais baixas conseguiram subir até a colina para se abrigar, mas ficaram sem comida, água potável e energia elétrica até a chegada dos socorristas.

As equipes de resgate, compostas por 400 pessoas, 14 helicópteros e 12 drones, evacuaram 237 sobreviventes, incluindo Lester, que foi retirada de helicóptero após atravessar uma ponte com água na altura das pernas.

O vice-governador do Texas, Dan Patrick, pediu que a população faça orações pelas meninas desaparecidas. “Daquelas de se ajoelhar mesmo, para que a gente encontre essas meninas”, disse.

O presidente Donald Trump também se manifestou, publicando na plataforma Truth Social que o governo federal está apoiando as buscas e que ele e Melania estão “rezando por todas as famílias afetadas por esta tragédia”.

Além das meninas, a enchente vitimou Jane Ragsdale, diretora do acampamento Heart O’ Hills, em Hunt, uma comunidade próxima de Kerrville, principal cidade e sede do condado de Kerr.

O Heart O’ Hills não estava em funcionamento no momento da tragédia, e a maioria de seus ocupantes foi resgatada para terrenos elevados, de acordo com o jornal The Washington Post. Outros acampamentos da região, como Camp La Junta e Camp Waldemar, informaram que funcionários e campistas estão em segurança.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.