Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Vulcão explode e força a saída de moradores na Papua Nova Guiné

 A erupção começou pela manhã, espalhando uma coluna de cinzas a 15 km acima do nível do mar. Mais de 2 mil moradores tiveram que evacuar o local

Internacional|Do R7

Um vulcão da ilha na costa norte de Papua Nova Guiné entrou em erupção no começo do sábado (25), forçando dois mil moradores a fugir dos fluxos de lava, disse o Centro Nacional de Desastres.

A Ilha Manam, com apenas 10 km de largura, é um dos vulcões mais ativos da nação do Pacífico e abriga cerca de 9.000 pessoas.

Três aldeias estavam diretamente no caminho do fluxo de lava e os moradores tiveram que ser evacuados para um local mais seguro, disse Martin Mose, diretor do PNG National Disaster Center, à Reuters por telefone.

O Observatório do Vulcão Rabaul (RVO) informou que a erupção começou às 6 da manhã no horário local, espalhando uma coluna de cinzas a 15 km acima do nível do mar.


As cinzas foram tão pesadas que as árvores quebraram sob o peso, disse a RVO em um boletim informativo.

“As áreas mais afetadas são Baliau e Kuluguma e devido à visibilidade muito fraca causada pela queda de cinzas, as pessoas estão usando a luz da tocha para se movimentar”


Steve Saunders, da RVO, disse que era uma erupção extraordinariamente grande.

“Não há vítimas até onde sabemos, mas estamos dizendo às pessoas para se manterem longe dos vales para o risco de fluxos de lama ... há um manto grosso de cinzas no flanco e, se houver chuvas fortes, estamos conscientizando as pessoas sobre a ameaça “


Saunders disse que a fase inicial da erupção acabou, mas uma nova abertura foi aberta, indicando que mais atividade pode ser provável.

O Centro de Consultoria de Cinzas Vulcânicas de Darwin (DVAAC) emitiu uma advertência de ameaça para a aviação para redirecionar em torno da nuvem, que estava acima do nível de cruzeiro das companhias aéreas comerciais.

A nuvem deve se dissipar nas próximas 12 horas, disse a meteorologista Amanda Alford, da DVAAC, à Reuters.

As erupções anteriores em Manam mataram moradores que respiravam as cinzas ou foram enterrados por deslizamentos de terra.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.