Alunos da UFMG voltam às aulas presenciais depois de 2 anos
Semestre começou nesta segunda-feira (28); pela primeira vez, desde março de 2020, as aulas serão 100% presenciais
Minas Gerais|Maria Luiza Reis* Do R7 e João Pedro Gruppi, da Record TV Minas
As aulas na Universidade Federal de Minas Gerais retornam 100% presenciais nesta segunda-feira (28) com o início do semestre 2022/2.
Os alunos da graduação e pós-graduação voltaram a frequentar os campus de Belo Horizonte e Montes Claros após 2 anos de ensino online. Em março de 2020, as aulas presenciais foram suspensas devido à pandemia da Covid-19.
Com o avanço da vacinação, a queda de casos e de transmissão na capital, a universidade decidiu retornar às aulas presenciais. Protocolos de biossegurança foram definidos por um Plano de Retorno Presencial que visa uma volta com segurança. O documento estabelece a obrigatoriedade do uso de máscaras dentro das dependências do campus e recomenda que os alunos mantenham as mãos sempre higienizadas.
Passaporte vacinal
A UFMG não vai exigir que os alunos apresentem a comprovação de vacinação contra a Covid-19. No entanto, a universidade formulou um “Mapa da Vacina” da comunidade universitária. Até 21 de março, 23 mil pessoas haviam se registrado no mapeamento - estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e terceirizados. Segundo os dados da instituição de ensino, metade delas já recebeu a dose de reforço, e 98,3% têm o protocolo vacinal inicial completo (duas doses ou dose única).
O “Mapa da Vacina” é uma das medidas da universidade para conscientizar a comunidade sobre a importância de completar o esquema vacinal.
Calouros
Nesta primeira semana de aula está prevista a recepção de calouros. Até o dia 1º de abril, a instituição preparou uma série de atividades para as boas-vindas desses alunos.
Outras universidades
Outras universidades de Belo Horizonte já retornaram ao ensino presencial, como é o caso da PUC Minas e da UniBH, onde os alunos voltaram às aulas no dia 21 de fevereiro. Já a Ciências Médicas começou o período letivo no dia 7 do mesmo mês.