Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Gata é encontrada morta com madeira na boca em parque de BH

Associação que cuida dos gatos do Parque Municipal denuncia casos recorrentes de violência; Polícia Civil informou que apura este e outros casos

Minas Gerais|Célio Ribeiro*, do R7

Frida foi encontrada morta com galho enfiado na boca
Frida foi encontrada morta com galho enfiado na boca Frida foi encontrada morta com galho enfiado na boca

Uma gata que vivia dentro do Parque Municipal, na região central de Belo Horizonte, foi encontrada morta com um galho de árvore encontrado dentro da boca. A denúncia foi feita por uma associação que defende os animais que vivem no espaço.

No último domingo, o grupo SOS Gatinhos do Parque publicou, em suas redes sociais, imagens do animal, conhecido como Frida, com um pedaço de madeira enfiada na boca.

Na publicação, a associação alega que vem pedindo ajuda em relação às mortes dos animais no parque há muito tempo e afirma que “quer ação” e que “está cansada de promessas”.

Recorrente

Publicidade

Segundo Dirce Cunha, colaborada do grupo SOS Gatinhos do Parque, os casos de morte no local são recorrentes. Segundo ela, seriam mais de 200 gatos mortos só neste ano, cerca de 5 por semana, e as causas são as mais variadas possíveis.

Veja: Artista faz aniversário e pede ração para animais como presente

Publicidade
Imagem mostra Frida morta com um galho na boca
Imagem mostra Frida morta com um galho na boca Imagem mostra Frida morta com um galho na boca

— Algumas apresentam perfurações, indicando ataques de cães ou outros animais. Outros casos apresentam sinais de ação humana, como esse último da Frida, que acende até uma suspeita de empalamento.

De acordo com Dirce, o grupo já teria feito diversas denúncias aos órgãos públicos, alertando sobre a violência cometida contra os gatos que vivem no Parque Municipal, mas, segundo ela, nenhuma ação efetiva foi tomada.

Publicidade

— Nada foi feito. Falta fiscalização, medidas de segurança mais fortes, até mesmo à noite. Só com mais segurança é que as pessoas ficam inibidas de cometer coisas assim.

Outro lado

Em nota, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica informou que as recentes mortes de gatos no Parque Municipal trazem indícios de ação humana, e que, por isso, a Polícia Civil já teria sido acionada. A fundação também informou que existem cerca de 300 gatos no parque, a maioria deles abandonados no local pelos antigos donos.

Leia também

Em relação à segurança no espaço, a fundação afirmou que está modernizando a iluminação do Parque Municipal e reforçando as cercas e telas que ficam em volta do espaço. Também estaria em andamento um projeto para ampliar o videomonitoramento do parque.

Já a Polícia Civil informou que instaurou um procedimento para apurar as mortes no Parque Municipal e que a perícia já esteve no local. O órgão afirma que a maioria das mortes são de animais aparentemente saudáveis que apresentam lesões semelhantes à mordidas.

Ainda segundo a Polícia Civil, os exames estão sendo realizados e novas informações serão repassadas futuramente.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Pablo Nascimento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.