Audi divulga fotos carro que marca sua estreia na Fórmula 1
R26 antecipa tendências de design que estarão em futuros modelos da marca

A Audi revelou no Brand Experience Center, em Munique, Alemanha, a prévia do carro que servirá de base para sua estreia na Fórmula 1. A apresentação ocorre 115 dias antes da primeira corrida da equipe na categoria e antecipa elementos que também estarão nos futuros modelos de produção da marca.

O CEO da Audi, Gernot Döllner, afirma que a entrada na categoria máxima do automobilismo tem papel estratégico para a montadora. “Ao entrar no auge do automobilismo, a Audi está fazendo uma declaração clara e ambiciosa”, diz o executivo. “É o próximo capítulo na renovação da empresa. A Fórmula 1 será um catalisador para a mudança em direção a uma Audi mais enxuta, mais rápida e inovadora.”

Segundo Döllner, a empresa chega com metas definidas. “Não estamos entrando na Fórmula 1 apenas para estar lá. Queremos vencer. Ao mesmo tempo, sabemos que a mudança para a Fórmula 1 é um grande passo e que precisamos fazer as coisas da maneira certa. É preciso tempo, perseverança e questionamento incansável do status quo. Até 2030, queremos lutar pelo título do Campeonato Mundial.”
Identidade visual e novo conceito
Entre as novidades está o Audi R26 Concept, que antecipa o design e o esquema de cores do primeiro carro de F1 da marca, programado para ser apresentado em janeiro. O modelo incorpora os quatro princípios de design recentemente adotados pela Audi: claro, técnico, inteligente e emocional.
“Estamos implementando uma linguagem de design unificadora que reúne todos os aspectos da nossa organização”, afirma Massimo Frascella, diretor de criação da Audi. “Isso torna o projeto de Fórmula 1 pioneiro para a nova identidade da marca, que será lançada no futuro tanto para a equipe de F1 quanto para a Audi como um todo.”

O R26 Concept traz superfícies minimalistas e cortes geométricos alinhados à geometria do carro de corrida. As cores incluem titânio, preto de carbono e o novo vermelho Audi, com uso seletivo de argolas vermelhas para destacar a presença da marca na categoria.
Estratégia global e operação
A Audi considera o projeto de Fórmula 1 um elemento central em seu processo de transformação tecnológica e corporativa. A empresa destaca que a categoria possui limite de custos para todas as equipes e forte exposição global, com mais de 820 milhões de fãs e 1,6 bilhão de telespectadores em 2024.
A futura equipe Audi F1 já conta com três parceiros globais: adidas, bp e Revolut. Para viabilizar sua entrada na categoria, a Audi adquiriu o Grupo Sauber no início deste ano, permitindo a chegada do fundo soberano do Catar como investidor. A operação é liderada por dois nomes experientes da F1: Mattia Binotto, ex-Ferrari, e Jonathan Wheatley, ex-Red Bull, ambos subordinados ao CEO da Audi. A dupla de pilotos será formada por Nico Hülkenberg, da Alemanha, e o brasileiro Gabriel Bortoleto.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












