Os carros do G20: presidentes usam veículos curiosos e seguros
Carros blindados especiais estão nas comitivas além de outros modelos convencionais
A reunião do G20 realizada no Rio de Janeiro também serviu como um amplo desfile de veículos blindados e até exclusivos para nós no Brasil. Desde o famoso Cadillac “the Beast” até a linha Maybach ou um despojado Eclipse Cross os chefes de estado chamaram a atenção a bordo dos carrões.
Confira os principais veículos usados nas comitivas no evento e curiosidades sobre estes carros:
EUA - Cadillac The Beast
Com alto nível de segurança, o Cadillac The One (ou “The Beast”) usado por Joe Biden tem chassi de caminhão “Kodiak” e elementos visuais dos Cadillac XT6 e Escalade. Tem motor V8 com especificações não divulgadas e blindagem com direito a alumínio, cerâmica e aço com estrutura 200 mm mais espessa e vidros especiais.
China - Hongqi N701
O sedã de luxo chinês que transporta Xi Jinping é um enorme sedã com 5,55 metros de comprimento baseado no maior modelo disponível na China. Não há dados de motorização por razão estratégica, mas especula-se que seja um V12 6.0 de 414 cv que é uma configuração disponível no mercado chinês.
Vimos esse veículo no Salão de Guangzhou nessa semana, mas sem as especificações de blindagem que é anti bombas e tem sistema de pressurização de se e proteção especiais para o Xi Jinping.
Reino Unido - Land Rover Sentinel
O veículo usado pelo primeiro-ministro Kier Starmer do Reino Unido é um tradicional Land Rover. O SUV grande usa a maior carroceria L405 disponível e tem motor V8 5.0 supercharged de 380cv. Sua blindagem inclui uma chapa de aço sob a carroceria e preparação para suportar tiros de fuzil.
Indonésia - Maybach Mercedes-Maybach S580
O presidente da Indonésia Prabowo Subianto circulou pelo Rio a bordo do Mercedes-Maybach S580. Com motor V8 de 510cv tem blindagem especial VPAM VR10 contra tiros de grosso calibre.
Turquia - Mercedes
Recep Tayyip Erdoğan, presidente da Turquia, usa como carro oficial um Mercedes-Maybach S600 Pullman Guard. Com motor V12 de 630cv, o carro tem preparação para aguentar até um ataque a dinamite e tiros de grosso calibre.
Os discretos
Alguns chefes de estado evitaram veículos especiais, como Emmanuel Mácron, da França, que rodou pelo Rio a bordo de um Jeep Commander blindado. A presidente do México Claudia Sheinbaun adotou um Volkswagen Taos blindado e o presidente argentino Javier Milei usou um Toyota Corolla blindado. A Toyota, aliás, cedeu 50 veículos para uso das autoridades, entre o sedã e o SUV Corolla Cross.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.