Picapes elétricas perdem espaço: híbridas avançam
Marcas cancelam projetos de utilitárias elétricas e descobrem que híbridas serão mais viáveis

Nos últimos meses diversas marcas vem cancelando projetos de picapes elétricas. Depois de um certo furor em torno de picapes com enormes kits de baterias a realidade bateu à porta. Essa semana a Stellantis cancelou o projeto 1500 REV, depois de um recuo da Ford e da Chevrolet no mesmo sentido. Mas o que aconteceu?
Só neste ano as vendas de modelos elétricos nos Estados Unidos caíram 4%. As associações de fabricantes dizem que a produção de picapes elétricas aumenta o custo entre US$ 10 e US$ 20 mil o que pode dobrar o valor final ao consumidor.
Além disso pesquisas como a do Research Gate mostra que a baixa autonomia em veículos carregados, preço mais alto e alta desvalorização tem feito as fabricantes repensarem seus projetos de veículos elétricos.
Quais marcas já recuaram em seus planos?
Recentemente a Stellantis anunciou que a RAM 1500 REV não será mais produzida. Anunciada em 2023, o lançamento deveria ter ocorrido há um ano e meio. Agora, nem modelos híbridos estão nos planos e a linha RAM terá apenas modelos diesel e gasolina.

No caso da Ford ainda em 2024 a marca anunciou que reduziria pela metade a produção da F-150 Lightning. Hoje a picape elétrica que já chegou a ser cogitada para o Brasil é produzida praticamente sob encomenda. No primeiro semestre de 2025 só 13 mil unidades foram vendidas nos EUA, uma queda de 7% sobre o mesmo período do ano passado. Na Europa a Ford apresentou há alguns dias a F-150 Lightning SuperTruck com 1600cv mas que ainda não teve produção em série confirmada.

A GM vem crescendo com veículos elétricos nos EUA. No primeiro semestre as vendas cresceram 7% mas o segmento de picapes e veículos grandes não responde da mesma forma. Recentemente a General Motors reduziu a produção dos modelos Cadillac em Spring Hill, Tennessee. O mesmo vale para a Silverado EV que hoje é oferecido em versões de entrada como carro de serviço para atender demandas de zeladoria, corpo de bombeiros, serviços de telecomunicações entre outros.

A Tesla vive um momento difícil com a Cybertruck. Em 2024 foram 39.900 unidades vendidas mas no primeiro semestre de 2025 apenas 10.712 unidades foram entregues. A redução na ordem de 50% nas vendas fez a Tesla enxugar versões e tirar o modelo de entende do catálogo.

Enquanto isso até mesmo modelos híbridos perderam tração. Em alguns mercados como na China elas vem ganhando espaço como é o caso de Nissan e Changan com modelos híbridos puros e híbridos plugin. A Ford oferece na Europa a Ranger PHEV, assim como a BYD vende em alguns mercados a picape Shark com solução similar. Mas é fato que até hoje a eletrificação não foi capaz de superar a eficiência de uma picape diesel com estrutura de chassi, capacidade de carga de 1 tonelada e 3 toneladas de tração.
Ram 2500 e 3500 2025 lançadas no Brasil: 436 cv, luxo e capacidade inéditos! VEJA O VÍDEO!
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















