Venda de carros importados cresce mais que a produção nacional, diz Abeifa
Crescimento chegou a quase 33% em um ano com 27.723 unidades contra 20.880 unidades de 2024
O mercado de carros importados no Brasil vem crescendo de forma exponencial acima da produção nacional. Enquanto o mercado de veículos nacionais creceu 7% no primeiro trimestre as dez marcas filiadas à Abeifa Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, somaram 27.723 unidades emplacadas no primeiro trimestre de 2025. O crescimento chegou a 32,8% no trimestre em relação a 2024 quando 20.880 unidades foram vendidas.

No primeiro trimestre desse ano os brasileiros compraram 551.655 veículos novos. E os eletrificados (excluindo os híbridos leves e deixando só híbridos e híbridos plugin), já respondem por 5,4%.

Eletrificados com força
Dentro do segmento dos importados, o destaque fica por conta dos modelos híbridos ou elétricos que tem especial relevância. De janeiro a março foram 25.519 veículos eletrificados o que representam 50,4% do mercado total de 50.643 unidades emplacadas no geral de modelos híbridos e elétricos.

Em março último, com 10.174 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 5,5% do mercado total de autos e comerciais leves (184.068 unidades).

“O mercado brasileiro está em importante etapa de transição em favor dos veículos eletrificados, como no restante do mundo. Já representam 9,8% do total de emplacamentos. Vale ressaltar que as nossas associadas, desde o início dessa movimentação, respondem por mais de 50% de todos os veículos eletrificados comercializados no País, fato que demonstra a contribuição e o papel relevante dos importados”, analisa o presidente da Abeifa, Marcelo Godoy.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp