Lula e Flávio medem força em atos de largada da campanha em SP e no Rio
Por estratégia, partidos desviaram foco de convenções e miram berço político
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
Os principais rivais na disputa pela Presidência competem, neste domingo (16), pelo maior ato do início da campanha. O presidente Lula, que busca a reeleição, volta ao berço político, em São Bernardo do Campo, e reúne apoiadores no estádio da Vila Euclides. Enquanto isso, Flávio Bolsonaro (PL) convoca aliados para o Rio de Janeiro, com trio elétrico previsto em Copacabana.
A escolha das cidades é uma tentativa de reforçar a trajetória política de cada candidato. São Bernardo representa o histórico do movimento sindical de Lula. Já o Rio é um dos principais espaços do bolsonarismo, apesar das crises recentes do movimento no estado.
Leia Mais
Um dos maiores desafios dos dois rivais será ampliar a participação de mulheres na programação. Flávio chega ao lado do vice, deputado Alfredo Gaspar, depois de ter alimentado a expectativa de que a chapa seria composta por uma mulher.
A campanha de Lula, por sua vez, vai tentar reparar a gafe cometida pelo petista na convenção do partido. Houve avaliação de que o presidente falou demais e de que não havia sido programado um discurso feminino. A participação ficou restrita à fala da primeira-dama, Janja da Silva.
De outro lado, os presidenciáveis devem apresentar discursos de acordo com as estratégias de suas campanhas. Lula tem defendido a redução da jornada de trabalho, com o fim do modelo 6x1. A proposta foi citada no plano de governo e discutida em reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que decidiu encaminhar o texto no Congresso.
A campanha de Flávio tem defendido que, apesar do encaminhamento, a votação fique para depois das eleições. O argumento é que a pauta poderia ser contaminada eleitoralmente. A previsão é rejeitada por governistas, que defendem uma votação rápida para garantir a aprovação diante da pressão eleitoral. Na avaliação desse grupo, o texto poderia ser engavetado caso a análise ficasse para depois.
O senador tem levado dois eixos principais para a campanha. A aposta, como mostrou a coluna, está voltada ao tema da segurança pública e aumento do custo de vida. Os dois pontos foram definidos após pesquisas internas mostrarem se tratar dos temas de maior preocupação no país.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













