Estúdio News aborda a contribuição da música no contexto escolar
Programa da RECORD NEWS vai ao ar neste sábado (11), às 22h15
Estúdio News|Do R7
Segundo pesquisa divulgada pelo Pisa, o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, mais de 54% dos brasileiros apresentam baixo nível de criatividade. Este tema ganha espaço no Estúdio News deste sábado (11), a partir das 22h15, na RECORD NEWS.
De acordo com estudos pedagógicos, a música pode sim ter um grande auxílio no processo do desenvolvimento cognitivo e social das pessoas, aperfeiçoando habilidades como memória e atenção, além de incentivar a criatividade.
“Em um mundo onde a gente tem tecnologia, inovação, todos estamos investindo, nos dedicando, o setor público, o setor produtivo privado, todo mundo se preparando para um mundo de dados e um mundo tecnológico, sem criatividade a gente não tem nem quem possa operar essa tecnologia. A ausência da criatividade ou baixo nível de criatividade é tão danoso quanto não conhecer as disciplinas básicas”, diz Ana Flávia Cabral, vice-presidente da Orquestra Sinfônica Brasil.
Para Haíssa Hussemânia, a música sempre foi a certeza que tinha para sua vida. Segundo ela, aos 7 anos de idade, já adorava cantar. Hoje, Haíssa é professora e idealizadora do Encontro de Violão Infantil, que reúne várias orquestras da cidade em um palco só, são mais de sessenta crianças tocando juntas.
Fruto de alguns projetos sociais que Haíssa participa há oito anos, o projeto Violões da Resistência consiste em aulas gratuitas para crianças a partir de 8 anos de idade, que acontecem na Praça do Memorial da Resistência, na cidade de Mossoró.
“Temos envolvimento com outros artistas, com violonistas como o Alessandro Penezzi, um dos maiores violinistas do Brasil, uma pessoa muito presente que está sempre escrevendo um arranjo para as crianças, gravando com elas, são vários os frutos que esse processo de aulas do projeto nos dá”, conta Haíssa com orgulho.
Para Ana Flávia, a ausência da música é um prejuízo para o currículo, por outro lado, diz ela: “Se a música fosse retomada como disciplina obrigatória da noite para o dia, não se teria a contingência de professores suficientes para atender”.
Partindo desse princípio, a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira desenvolveu o projeto Conexões Musicais com três alicerces desenvolvidos no sentido de enfrentamento da ausência da educação musical.
“A gente já passou por 38 cidades, em 11 estados do Brasil, nesse país um pouco complexo em termos logísticos, e tivemos público de 80 mil pessoas, com crianças, jovens, adolescentes. As famílias se envolvem, a comunidade se envolve e escolhemos o território da escola como um território simbólico”.
Ana e Haíssa concordam que ainda há um longo caminho para implementação efetiva do ensino musical, o que pode trazer inúmeros benefícios para educação e formação das pessoas.
O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A RECORD NEWS é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.