Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Estúdio News fala sobre os desafios da jornada da maternidade atípica

Programa da RECORD NEWS vai ao ar neste sábado (18), às 22h15

Estúdio News|Do R7

Simone Roque, Renata Caetano e Rita Kuester Reprodução/RECORD NEWS

A jornada da maternidade traz consigo o cuidado e atenção, quando ela é atípica os cuidados dos filhos com deficiências ou síndromes raras demandam ainda mais desafios, atenção com a saúde mental e uma rede de apoio para administrar as situações do dia a dia. Este tema ganha espaço no Estúdio News deste sábado (18), a partir das 22h15, na RECORD NEWS.

Em 2002, a empresária e palestrante, Rita Kuester, recebeu o diagnóstico de espectro autista dos três filhos simultaneamente, na época, Mateus tinha 7 anos, Gabriel tinha 2 anos e Guilherme um pouco mais de 1 mês.

“Foi muito difícil, eu não tinha conhecimento nenhum, tive que buscar informação onde praticamente não havia, porque não era como hoje, onde se tem acesso à internet e se fala muito sobre o autismo, a sociedade tem mais empatia, foi o início de uma jornada desafiadora e transformadora”, conta Rita.

Simone Roque, psicopedagoga, diz que vivemos em tempos de mais informação, mas isso também confunde muitas pessoas e as explicações são inúmeras para casos de autismo, que podem estar ligados a genética, hereditariedade, vida intrauterina, ou ainda, sem tendência aparente.


Para chegar ao diagnóstico é preciso muita investigação, explica Simone: “O caminho é longo, um dos caminhos mais rápidos é a avaliação neuropsicológica, que também é feita com muita observação”.

“Hoje a gente tem muito essa questão da individualidade do ser humano que é o que autismo mais precisa, porque o autismo vai ter questões muito individuais, nenhum autismo é igual, eles apresentam sintomas e comportamentos diferentes”, explica a psicopedagoga.


As mães em situações de maternidade atípica muitas vezes enfrentam o desgaste emocional e físico, pois acabam tendo o abandono paterno.

“O eixo, o ponto de equilíbrio, acaba sendo sempre a mãe, ela tem que estar sempre muito fortalecida para transmitir para o seu filho segurança e tranquilidade em meio as crises, para que tenha a regulação”, destaca Rita.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A RECORD NEWS é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.