Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Relatório da ONU mostra que Brasil recebeu cerca de 50 mil pedidos para acolher refugiados em 2022

Cerca de 70% desses pedidos vêm de venezuelanos. Luciana Capobianco, fundadora e diretora executiva do Estou Refugiado, conta que em torno de 500 pessoas atravessam diariamente a fronteira de Pacaraima (RR) entre Brasil e Venezuela

Estúdio News|Do R7

João Marques, criador do Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados (PARR), e Luciana Capobianco, fundadora e diretora executiva do Estou Refugiado, participam do Estúdio News
João Marques, criador do Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados (PARR), e Luciana Capobianco, fundadora e diretora executiva do Estou Refugiado, participam do Estúdio News

O relatório da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) publicado anualmente e divulgado em junho deste ano, apontou novo recorde de pessoas deslocadas em 2022.

Só no Brasil, no último ano, cerca de 50 mil pessoas novas pediram refúgio, grande parte dos refugiados (69%) são venezuelanos.

Luciana Capobianco, fundadora e diretora executiva do Estou Refugiado, conta que em torno de 500 pessoas atravessam diariamente a fronteira de Pacaraima (RR) entre Brasil e Venezuela.

“É uma situação bem complicada, são pessoas que deixam tudo para trás, isso já diz sobre o tema dos refugiados que não escolheram esse país, tiveram que vir parar aqui por uma questão necessária, fugidos de perseguições políticas, de guerra, de extrema violação dos direitos humanos e que chegam aqui, realmente precisam viver, retomar essa questão tão importante que é a dignidade que eles deixaram em algum lugar e de alguma forma restabelecer essa conexão humana com eles”, diz Luciana.


A executiva explica que na Operação Acolhida, em Pacaraima, existe um posto de acolhida onde os refugiados são endereçados, recebidos, vacinados, orientados, acolhidos em diferentes abrigos e posteriormente entram em uma lista de espera por reunião familiar, ou seja, estrangeiros que tem uma família em alguma região do Brasil e pegam um avião da FAB para aquele destino ou tem uma oferta de emprego.

O criador do Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados (PARR), João Marques, pontua que os empresários têm prestado muita atenção ao contratar a mão de obra estrangeira, pois a lei de imigração é extremamente rigorosa com a vulnerabilidade e cumprimento de regras. “A Polícia Federal é muito ativa, a Acnur, que tem um trabalho muito forte, e várias associações se unem em função de tirar esse risco dessa vulnerabilidade”, explica Marques.


O executivo destaca, “há pessoas altamente qualificadas, disponíveis, com conhecimento e cultura. Em teoria somos um país aberto, mas na prática não, porém insisto, há uma evolução, um caminho, quem sabe essas pessoas serão contratantes dos nossos filhos ou netos se dermos uma oportunidade”.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h30. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 586 Vivo TV, 14 Oi TV, 578 Claro, 419 Sky e 2038 Samsung TV Plus, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.