Logo R7.com
RecordPlus

Europa deve produzir ‘milhões de drones’ para se defender, alerta comissário da UE

Andrius Kubilius destaca preocupação de possível envolvimento do bloco no conflito entre Rússia e Ucrânia

News das 19h|Do R7

  • Google News

O comissário de Defesa da União Europeia alertou que a Europa deve estar preparada para desenvolver “milhões de drones” a fim se defender de um possível ataque russo. Andrius Kubilius destacou que, caso a guerra contra a Ucrânia fosse ampliada para países do bloco, o ocidente enfrentaria um exército “testado em batalha”, com capacidade de usar “milhões” de dispositivos.

Como esse tipo de tecnologia se atualiza rapidamente, ele defendeu que, por enquanto, sejam formadas equipes de pilotos, engenheiros e produtores para estarem prontos para ampliar a produção se o ataque acontecer.

Nesta quinta-feira (26), nações que integram a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) se comprometeram a aumentar o investimento em defesa para o equivalente a 5% do PIB (Produto Interno Bruto). A decisão aconteceu após pressão dos Estados Unidos e em meio à continuidade do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Apesar disso, países como Espanha e Bélgica alegaram dificuldades orçamentárias e apontaram que os gastos militares não devem alcançar o valor determinado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.