Logo R7.com
RecordPlus

'Igualdade de gênero é um princípio que se deve concretizar no esporte', diz CEO da SIGA

Emanuel Macedo de Medeiros comenta as dificuldades do esporte no Brasil e a importância das mulheres em papéis de liderança

News das 19h|Do R7

  • Google News

O News das 19h recebe, nesta terça-feira (13), Emanuel Macedo de Medeiros, cofundador e CEO Global eleito da SIGA (Aliança Global de Integridade do Esporte), para discutir os desafios do esporte no país e a importância de lideranças femininas.

“Eu não me resignei e não seria capaz de me conformar com um esporte que é democrático, rentável e sustentável, mas que esquece de um pilar fundamental: a igualdade de gênero”, afirma Medeiros sobre a entrada de mulheres em posições importantes no esporte.

Segundo Medeiros, em 2020, os comitês executivos das 32 principais federações de esportes tinham 18,3% de mulheres. No ano seguinte, por conta da pandemia, esse número caiu para 17,8%. “O que significa, mais uma vez, que as mulheres foram vítimas da pandemia”, comenta o diretor.

O cofundador da SIGA encerrou a entrevista afirmando ser necessário que o Brasil reorganize o futebol nacional. "Tem algo único, que é a matéria-prima, a qualidade do jogador", comenta. Uma das medidas seria a criação de uma liga. Ela ainda pontua a necessidade de criar critérios para que clubes possam participar de competições, tanto em estádio, gestão, sustentabilidade e disciplina financeira. Assista à entrevista completa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.