Após dificuldades na infância, empresário do Rio comanda franquia de esmalterias em SP ao lado da esposa
Mauricio Cesar e Marina Groke abriram a Unhas Cariocas em 2016; ele começou a trabalhar aos 13 anos
Minha historia|Johnny Negreiros, do R7*
Quando criança, jamais passou pela cabeça do empresário Maurício Cesar que a sua vida iria dar tantas voltas. Hoje, o empreendedor comanda o Grupo Unhas Cariocas, ao lado da esposa. Porém, não foi fácil chegar nessa posição.
Em contato com o R7, Cesar começou a contar a própria história pelo período em que tinha 13 anos e morava no Rio de Janeiro. Porém, ele também revela teve residência no Rio Grande do Sul, onde passou fome na infância.
“A gente já passou fome lá [no RS]. Assim… foi uma situação bem, bem difícil a minha infância, né?”, disse ele.
Quando chegou à comunidade Vila Aliança, no RJ, começou a ajudar o irmão em copiadora de um amigo.
“Uma das coisas que meus pais sempre faziam muita questão é que a gente ficasse ocupado, porque se você não ficou ocupado, provavelmente você vai migrar para algum caminho errado lá dentro [...] Eu ajudava [o meu irmão no trabalho] de graça. Teve um dia lá que faltou uma pessoa e eu já meio que ajudava, então acabei entrando no lugar dela”, explicou.
Quando passou a ser remunerado, Maurício Cesar usou seu salário para fazer curso universitário de ciência da computação. Assim, chegou a atuar nessa área. No entanto, uma vaga de emprego mudou mais uma vez seus planos.
Leia também
Ele aceitou vaga em uma escola de inglês, somente porque o posto oferecia curso de inglês:
“Naquela época, toda a programação de sistemas era feita em inglês. As literaturas eram em inglês e eu não sabia falar inglês. Eu não tinha capacidade de pagar curso de inglês”, explicou ele.
Eu falo que a vida tem alguns pontos que mudam sua trajetória para sempre. Foi nesse exato ponto que mudou tudo.
“Eu falo que a vida tem alguns pontos que mudam sua trajetória para sempre. Foi nesse exato ponto que mudou tudo”.
Em cinco meses no colégio, passou ao cargo de gerente de vendas. Teve dificuldades na função, mas logo mudou completamente sua área de atuação profissional.
Após trabalhar em outras empresas e passar por Belo Horizonte (MG), já no ramo das franquias, veio para São Paulo. Quando a esposa Marina engravidou, em 2008, o casal se mudou para Taubaté, no interior paulista.
“Até tinha essa possibilidade de ir e voltar todo dia, são 115 quilômetros, mas eu não queria. Foi quando eu saí, foi quando eu tive a primeira experiência como empreendedor. Eu cheguei para o presidente da empresa e falei ‘cara, eu não vou conseguir, eu quero seguir agora como franqueado. E aí foi quando eu abri a minha primeira franquia”.
Cesar se aventurou no ramo. Abriu outras duas empresas. Porém, quando Marina ficou sabendo que teria uma segunda filha, o marido pediu que ela se afastasse dos negócios. Ela o ajudava na administração das companhias.
Nesse período de tempo em casa, longe do trabalho, Marina Groke teve uma “inquietação”, segundo Mauricio. Ele contou que ela tinha um “sonho de empreender”, no setor de beleza.
Assim surgiu a esmalteria Unhas Cariocas. Junto, o casal comanda a empresa até hoje, em Taubaté. Desde 2021, o Grupo Unhas Cariocas também conta com a Escova Express. Ela também está inserida no setor estético.
Em 2022 e 2023, as duas lojas foram consideradas pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) como as maiores franquias de esmalteria e de escovaria do mundo. No total, são 102 unidades da franquia no Brasil.
Para o futuro, Mauricio e Marina querem expandir seus negócios através da Keragel. Trata-se de uma marca de gel de alongamento para unhas.
“Nesse ano, a gente, como posicionamento de marca no ramo da beleza, fez a questão de uma marca chamada keragel, que é uma marca que tem 10 anos de mercado”, detalhou Mauricio.
*Sob supervisão de Ana Vinhas
Momento Manicure: vileiras fazem as unhas | A Grande Conquista