Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Tecnologia e Ciência

Cientistas desenvolvem mão robótica que pode ser impressa em apenas 10 minutos

Os pesquisadores afirmaram que a prótese foi feita para ser um produto mais leve e barato que concorrentes

Tecnologia e Ciência|Do R7

Pesquisadores da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, desenvolveram uma mão robótica que funciona como um membro humano de verdade, e que pode ser produzida por uma impressora em 3D em cerca de 10 minutos.

A equipe publicou um artigo onde revela que a prótese, criada para ser leve e acessível, pesa cerca de 255g e irá custar algo em torno de 500 dólares (quase R$ 2.500, na cotação atual).

A mão também possui nove articulações nos dedos e é projetada para ser totalmente funcional, desde as tarefas mais básicas do dia a dia, usando uma força de tração e pressão relativamente altas.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp


Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram


Assine a newsletter R7 em Ponto

"A simples fabricação da mão ST3P poderia nos ajudar a dar um passo mais perto de realizar mãos protéticas robóticas totalmente personalizadas, com baixo custo e esforço", explicou um porta-voz dos cientistas.


A equipe de pesquisa decidiu utilizar a impressão 3D em uma única etapa, devido à sua capacidade de criar designs complicados sem a necessidade de montá-los.

A prótese foi feita para ser leve e barata
A prótese foi feita para ser leve e barata

No entanto, esse método de confecção trouxe alguns problemas para os desenvolvedores. O principal foi a precisão, que nem sempre é a melhor possível. Além disso, eles não foram capazes de criar uma superfície móvel firmemente combinada.

Para resolver isso, eles projetaram juntas que possuem um espaço entre os componentes, para ajudar a mão a criar movimentos imparciais utilizando a elasticidade nos ligamentos.

Ainda não existe previsão para o projeto se tornar um produto comercial, mas os pesquisadores se mostraram otimistas com os avanços representados pela mão robótica.

Elefanta usa uma prótese na pata após pisar em uma mina terrestre

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.