Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Funcionários anunciam greve e cobram troca no comando da Funai

Categoria promete cruzar os braços na quinta (23) devido à morte do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips

Brasília|Do R7

Mortes na Amazônia motivam greve da Funai
Mortes na Amazônia motivam greve da Funai Mortes na Amazônia motivam greve da Funai

Os servidores da Funai (Fundação Nacional do Índio) anunciaram que vão entrar em greve a partir das 10h da próxima quinta-feira (23) em todos os estados e no Distrito Federal. A razão é a morte do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips no Vale do Javari, no Amazonas.

O movimento pretende cobrar a apuração rigorosa do crime e a “responsabilização de todos os culpados”.

O INA (Indigenistas Associados), grupo que reúne funcionários da Funai e encabeça a greve, avisou que o ato também servirá para pedir a mudança no comando da fundação. “Exigiremos, ainda, a saída imediata do Presidente da Funai, Marcelo Xavier, que vem promovendo uma gestão anti-indígena e anti-indigenista na instituição”, diz o comunicado.

De acordo com o comunicado de greve, o INA pretende “uma Funai indigenista e para os povos indígenas” e cobra a “proteção das/os indigenistas, dos povos indígenas e de suas lideranças, organizações e territórios”. A Funai ainda não se manifestou sobre a possibilidade de os funcionários cruzarem os braços.

Publicidade

Morte de Dom e Bruno

Ontem, uma perícia feita pela PF (Polícia Federal) em Brasília mostrou que tanto o jornalista britânico Dom Phillips como o indigenista brasileiro Bruno Pereira foram mortos com tiros de uma arma de caça.

Os mesmos testes indicaram que parte dos restos mortais é mesmo de Bruno. A identificação de parte do cadáver de Dom já havia sido feita, por meio da arcada dentária, conforme antecipou o R7 na sexta-feira (17).

A PF informou que Bruno foi atingido por dois disparos no tórax e no abdômen e um terceiro no rosto. O jornalista europeu foi vítima de um disparo na região entre o tórax e o abdômen.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.