Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alckmin diz ter certeza de que procuradoria vai recuar sobre racionamento de água

Governador ainda afirmou que reclamações de falta de abastecimento reduziram

São Paulo|Fernando Mellis, do R7

Alckmin participou de série de entrevistas do jornal O Estado de S. Paulo com os candidatos ao governo
Alckmin participou de série de entrevistas do jornal O Estado de S. Paulo com os candidatos ao governo Alckmin participou de série de entrevistas do jornal O Estado de S. Paulo com os candidatos ao governo

O governo de SP encaminhou nesta segunda-feira (4) resposta ao MPF (Ministério Público Federal) justificando por que não foi adotado o racionamento de água após a crise no sistema Cantareira — responsável pelo abastecimento de quase metade da Grande SP. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o governador Geraldo Alckmin, candidato à reeleição, explicou por que a Sabesp não implantou rodízio e disse que espera que os procuradores se convençam de que o Estado tomou a melhor decisão.

— Quando você fecha o sistema, pressão zero, tira água da tubulação. Quando volta, você tem um nível de perda muito grande, além de risco de contaminação, porque a hora que fecha pode entrar água contaminada dentro da tubulação. E [o fornecimento] não volta em 24 horas, vai penalizar a população mais pobre. Não é como energia elétrica.

Na semana passada, o MPF enviou ao Estado uma recomendação de que fosse implantado o racionamento nas áreas abastecidas pelo Sistema Cantareira e pediu que o governo informasse quais medidas foram adotadas, em um prazo de dez dias. Alckmin disse que está havendo “muita exploração política” em torno da crise hídrica e que a decisão da Sabesp de não adotar o rodízio foi “técnica e social”.

— Eu tenho certeza que o Ministério Público Federal recebendo, como já recebeu hoje, todas essas informações, vai verificar que a postura está corretíssima.

Publicidade

Leia mais sobre Eleições 2014

Questionado sobre cortes noturnos de água em alguns bairros, o governador argumentou que as queixas feitas à Sabesp caíram, mas que “todo caso vai ser verificado”.

Publicidade

— De 19 de julho a 2 de agosto, há um ano, a ouvidoria da Sabesp, telefone 195, que qualquer pessoa pode ligar para reclamar, teve 28 mil reclamações na região metropolitana. Em 2014, 15 mil. Reduziu pela metade o número de reclamações.

Alckmin voltou a dizer que as medidas implantadas pela Sabesp são equivalentes a um racionamento com 36 horas com água e 72 horas sem fornecimento. Ele destacou o remanejamento de aproximadamente 2 milhões de consumidores atendidos pelo Cantareira para outros sistemas, como Guarapiranga e Alto Tietê, além do desconto para quem economizar água.

Publicidade

A crise hídrica enfrentada por São Paulo é “inimaginável”, segundo Alckmin. Ele defendeu os “investimentos vultosos” em saneamento feitos no Estado durante os 20 anos em que o PSDB está no governo.

— Não existe sistema adequado para qualquer situação. Em qualquer obra de engenharia, você trabalha com risco. O fato é que nós estamos em um momento excepcional e a água está garantida.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.