Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Equipes resgatam 25 baleias encalhadas no litoral da Austrália

Cientistas do governo disseram que cerca de 90 de um grupo de 270 baleias morreram desde que foram avistadas na segunda-feira

Internacional|

Área na Tasmânia é um dos pontos mais críticos de encalhe de baleias
Área na Tasmânia é um dos pontos mais críticos de encalhe de baleias Área na Tasmânia é um dos pontos mais críticos de encalhe de baleias

Equipes de resgate libertaram nesta terça-feira (22) cerca de 25 baleias que ficaram isoladas em um banco de areia na remota costa oeste da Tasmânia em um dos piores eventos de encalhe da Austrália, e esperam salvar mais nos próximos dias.

Cientistas do governo disseram que cerca de 90 de um grupo de 270 baleias morreram desde que foram avistadas na segunda-feira.

As imagens mostraram um grande número de animais deitados em um amplo banco de areia no porto de Macquarie, cerca de 200 km a noroeste da capital do estado, Hobart, enquanto outros se debatiam em águas ligeiramente mais profundas.

Leia também: Cientistas colocam 30 câmeras em baleias que vivem na Antártida

Publicidade

As equipes de resgate tiveram que entrar na água gelada para prender as baleias, que crescem até 7 m de comprimento e pode pesar até 3 toneladas, e, em seguida, guiar os animais enquanto os barcos os arrastavam para mais fundo na água.

"Nós decidimos por um método em que colocamos uma tipoia sob a baleia, que é presa a um barco [e] também temos uma tripulação na água", disse Nic Deka, gerente regional do Serviço de Parques e Vida Selvagem da Tasmânia, em entrevista coletiva.

Publicidade

Mais de 60 pessoas estão envolvidas no esforço de resgate, incluindo pescadores locais e voluntários. Eles usavam roupas de mergulho e trabalhavam em turnos para evitar hipotermia.

(Reportagem de Byron Kaye)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.