Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Malásia e rebeldes da Ucrânia chegam a acordo sobre corpos e caixas-pretas

O conteúdo das caixas-pretas podem esclarecer os mistérios sobre a queda do avião 

Internacional|

Borodai (foto) é o premiê da autoproclamada República Popular de Donetsk
Borodai (foto) é o premiê da autoproclamada República Popular de Donetsk Borodai (foto) é o premiê da autoproclamada República Popular de Donetsk

A Malásia chegou a um acordo com Aleksander Borodai, líder de um grupo separatista rebelde no leste da Ucrânia, para retirar os corpos de vítimas da tragédia do voo MH17, disse o primeiro-ministro malaio, Najob Razak, nesta segunda-feira (21).

Eles também chegaram a um acordo para a entrega das duas caixas-pretas do Boeing 777 da Malaysia Airlines que caiu na Ucrânia na última quinta-feira (17) com 298 pessoas a bordo, disse Razak em entrevista à imprensa.

Investigadores internacionais independentes também tiveram garantido o acesso ao local da queda para começarem uma investigação plena, segundo o premiê.

"Nos últimos dias, nós temos trabalhado nos bastidores para estabelecer contato com aqueles que controlam o local da queda do MH17. Esse contato foi feito agora", declarou Razak em um discurso na TV.

Publicidade

— Sob circunstâncias difíceis e fluidas, temos analisado os problemas que nos ocupam a todos: obter evidências vitais sobre o avião, lançar uma investigação independente e, acima de tudo, recuperar os restos dos que perderam a vida.

Obama pressiona Putin por investigação de queda de avião na Ucrânia

Publicidade

Rússia diz que não enviou mísseis a rebeldes e contesta acusação de que eles abateram o voo MH-17

Pelo acordo, os restos de 282 pessoas seriam transportados de trem de Torez para Kharkiv. Lá, seriam entregues a representantes da Holanda. Razak não especificou o que aconteceu com os demais corpos.

Publicidade

Os restos mortais serão transportados a Amsterdã em um avião militar Hercules C130 da Holanda, com seis membros de uma equipe malaia que os acompanhará também no trem.

Razak acrescentou que às 9 horas da manhã desta segunda-feira, pelo horário da Ucrânia, as duas caixas-pretas da aeronave foram entregues a uma equipe malaia em Donetsk.

Por fim, investigadores internacionais terão acesso seguro ao local do desastre e permissão para começar seu trabalho.

"Quero enfatizar que, embora tenha sido alcançado um acordo, ainda será necessário adotar algumas medidas antes que seja concluído", disse Razak. "Ainda há trabalho a ser feito, trabalho que depende de comunicação contínua e de boa fé. Até o momento o sr. Borodai e seu pessoal deram sua cooperação."

O que acontece no mundo passa por aqui

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.