Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Milhares fogem de cidade da RDC após alerta de nova erupção

Trinta e uma pessoas morreram na noite de sábado quando o Monte Nyiragongo explodiu, destruindo 17 vilarejos pelo caminho

Internacional|

Milhares fogem de cidade da RDC após alerta de nova erupção
Milhares fogem de cidade da RDC após alerta de nova erupção Milhares fogem de cidade da RDC após alerta de nova erupção

Milhares de pessoas se apressaram para fugir da cidade congolesa de Goma nesta quinta-feira (27), algumas percorrendo locais assolados pela lava, depois que autoridades disseram que uma segunda erupção vulcânica poderia acontecer a qualquer momento.

O magma, a rocha derretida que normalmente fica debaixo da crosta terrestre, foi detectado abaixo da cidade e do Lago Kivu adjacente, disse Constant Ndima Kongba, governador militar da província de Kivu do Norte, citando dados sísmicos e de deformação do solo.

"Dadas estas observações científicas, uma erupção na terra ou sob o lago não pode ser descartada no momento, e poderia ocorrer com pouco ou nenhum aviso", disse.

Trinta e uma pessoas morreram na noite de sábado quando o Monte Nyiragongo, um dos vulcões mais ativos do mundo, lançou uma parede de lava alaranjada colina abaixo na direção da cidade, destruindo 17 vilarejos pelo caminho.

Publicidade

A lava parou a meros 300 metros do aeroporto de Goma, o principal polo de operações de ajuda do leste da República Democrática do Congo. A maior parte da cidade foi poupada, mas centenas de terremotos ocorridos desde então destruíram edifícios e abriram fendas na terra.

Vulcanólogos de Goma alertaram mais cedo nesta quinta-feira que, na pior das situações, uma erupção vulcânica sob o lago, acompanhada por um grande terremoto, poderia desencadear uma liberação súbita de dióxido de carbono do fundo do lago que poderia asfixiar milhares de pessoas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.