Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cerca de 4.000 pessoas se reúnem na praça da Liberdade para protesto contra o Governo

Estimativa de organizadores é que até 40 mil pessoas participem do ato contra Dilma

Minas Gerais|Thaís Mota, do R7

Concentração começou por volta de 9h
Concentração começou por volta de 9h Concentração começou por volta de 9h

O protesto contra o Governo Dilma marcado para às 10h deste domingo (16), em Belo Horizonte, já reúne cerca de 4.000 pessoas na praça da Liberdade, na região centro-sul da cidade. Manifestantes e integrantes de blocos de Carnaval famosos da capital mineira se encontram no local. A caminhada, que tem como destino a praça da Savassi, ainda não começou e deve aguardar a chegada de novos participantes.

Logo no início da concentração, fiscais da prefeitura tentaram apreender bandeiras que estariam sendo comercializadas. No entanto, os manifestantes impediram que o material fosse levado. O engenheiro civil Maurício Vidal alegou que os itens não estavam sendo vendidos.

— Não há venda oficial. O que a gente pede é uma contribuição simbólica porque esse material foi produzido com dinheiro particular. Não tem nenhum partido por trás disso.

Em seguida, os funcionários da PBH entraram em confronto com dois vendedores ambulantes. Vanderlei Rodrigues de Oliveira e o sobrinho dele, Fábio Henrique Lima, alegaram ter sido agredidos pelos funcionários da prefeitura. Eles vendiam água e cerveja de forma irregular no local.

Publicidade

— É porque eu estou trabalhando. Eu sei que é ilegal, mas eu sou metalúrgico e estou desempregado e tenho uma família pra sustentar.

Oliveira disse ainda ter sido cercado por aproximadamente 30 fiscais e agredido com um rádio comunicador. Ele ficou com um ferimento na cabeça. Já o sobrinho dele foi levado preso pela PM.

Publicidade

— Eu fui só separar a briga e fui preso. Minha prisão é completamente absurda.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Publicidade

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Participantes

A advogada Ana Lúcia Viana, de 50 anos, saiu desfilando pelo Bloco dos Indignados de Santa Tereza fantasiada de Dilma em uma roupa de mandioca, fazendo referência ao episódio em que a presidenta "saudou" a mandioca durante um discurso.

— A ideia é criar uma charge viva para trazer os jovens para o movimento porque precisamos de mais decência nesse país. Se o dinheiro da educação e saúde estivessem sendo aplicados corretamente e não na mão desses políticos, talvez tivéssemos um país melhor. E este é um movimento apartidário.

Já o advogado Leonardo Vilela Antunes, de 32 anos, preparou até os cachorros de estimação para participarem do protesto.

— Minha queixa é a mesma de todos que estão aqui, ou seja, é a política q o PT está fazendo no Brasil. Desde o governo Lula que o Brasil está só piorando e com a Dilma foi o estopim. Acho que começou com o mensalão e agora a população não está mais aguentando e resolveu sair às ruas. Eu quero uma mudança geral, uma investigação séria como já está acontecendo. Essa é a terceira manifestação que eu participo e todos na minha casa também apoiam.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.