Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ronco não é normal e pode acabar com qualquer relacionamento, alertam especialistas

Problema é mais comum no sexo masculino, na faixa etária dos 40 anos com excesso de peso

Saúde|Fabiana Grillo, do R7

Ronco esporádico pode ser consequência de cansaço ou consumo de bebida alcoólica, diz neurologista da Unifesp
Ronco esporádico pode ser consequência de cansaço ou consumo de bebida alcoólica, diz neurologista da Unifesp Ronco esporádico pode ser consequência de cansaço ou consumo de bebida alcoólica, diz neurologista da Unifesp

Todo mundo sabe que o sono é essencial para o corpo descansar e recarregar as energias mas, na prática, nem sempre isso acontece. Quem já experimentou uma ou várias noites maldormidas por causa do ronco do parceiro, sabe que a falta de sono desencadeia uma série de incômodos físicos, como dor de cabeça, cansaço e mau humor. A sinfonia ininterrupta pode, inclusive, causar brigas entre casais e até a separação. Mas, será que roncar é normal? No Dia Mundial do Sono, comemorado nesta sexta-feira (14), os especialistas ouvidos pelo R7 garantem que não.

A neurologista Dalva Poyares, do Instituto do Sono da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explica que “quando o ronco é esporádico, pode ser consequência de cansaço ou consumo de bebida alcoólica”.

— A partir do momento que o ronco se torna frequente e vira um transtorno na cama deve ser investigado. Este problema tem solução.

Acordou cansado? Isso pode ser sinal de problema de saúde

Publicidade

Segundo o pneumologista Geraldo Lorenzi Filho, presidente da ABS (Associação Brasileira do Sono), o ronco pode ser sinal de uma doença chamada apneia obstrutiva do sono, em que a pessoa tem paradas repetidas da respiração por alguns segundos durante a noite e recomeça a série de sons barulhentos.

— O ronco é mais comum no sexo masculino, na faixa etária dos 40 anos com sobrepeso ou obesidade.

Publicidade

Insônia pode durar a vida inteira se não for tratada, avisa especialista

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 40% da população mundial sofre de distúrbios do sono. Somente em São Paulo, estima-se que 33% das pessoas sejam acometidas pela apneia do sono — para cada três homens uma mulher sofre da doença, diz Dalva.

Publicidade

— Mulheres após a menopausa e com ovários policísticos tendem a roncar mais devido às alterações hormonais.

Em longo prazo e sem tratamento, a apneia pode levar a doenças cardíacas e metabólicas. De acordo com Lorenzi, as pessoas não costumam admitir que roncam e, principalmente, que este é um problema médico. Para a neurologista da Unifesp, o paciente só procura ajuda médica por dois motivos: reclamação do parceiro ou mal-estar durante o dia.

— Além do cônjuge, quem ronca também não dorme bem. Durante o dia a pessoa costuma ficar cansada, sonolenta, irritada, depressiva, com falta de memória, diminuição da libido e até pressão alta.

Segundo os especialistas, o diagnóstico de apneia é feito por meio de um exame chamado polissonografia, que gradua a gravidade da doença e ajuda na determinação do tratamento. Em alguns casos, é preciso que o paciente use um aparelho chamado cpap, máscara que joga ar na garganta para que ela se mantenha aberta durante o sono e não emita som. Outras opções terapêuticas são aparelho intraoral e cirurgia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.