Logo R7.com
RecordPlus
Jornal da Record News

Fibromialgia é mais comum em mulheres; entenda quais são as possíveis causas

Doença passará a ser considerada como deficiência no Brasil a partir de 2026, segundo nova lei sancionada, sem vetos, pelo presidente Lula

Jornal da Record News|Do R7

  • Google News

A fibromialgia, doença que será considerada deficiência no Brasil a partir de 2026, é uma condição que ocorre principalmente em mulheres. Em entrevista ao Jornal da Record News desta sexta-feira (25), André Tsai, ortopedista e membro do Comitê de Dor da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, afirma que as causas exatas para essa frequência permanecem desconhecidas, mas podem ser multifatoriais.

“Muito provavelmente esta doença está relacionada com a parte hormonal, tanto é que quando chega perto da menopausa, do climatério, existe um pico de incidência”, explica.

Além disso, Tsai também considera que há as predisposições genéticas, fatores sociais, ambientais, psicológicos e dietas que contribuem para o diagnóstico. “Às vezes é o estresse durante o trabalho que desenvolve problemas emocionais e aí secundariamente você acaba desenvolvendo a dor como forma de somatização”, pondera.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.