Com manejo responsável, cooperativa em PE produz 12 toneladas de mel anualmente
Extraído duas vezes por ano, o produto é submetido a processos de controle de qualidade; empresa é a única do estado com selo do Serviço de Inspeção Federal
Agronegócios|Do R7
No Vale do Una, em Barreiros, litoral sul de Pernambuco, o zumbido das abelhas virou negócio. Ali, a produção de mel se tornou um dos pilares da economia local, com 1 tonelada processada por mês. Coletado duas vezes ao ano pela Cooates (Cooperativa de Trabalho Agrícola, Assistência Técnica e Serviços), o mel passa por sete etapas rigorosas até ser envasado na única unidade do estado com o selo do SIF (Serviço de Inspeção Federal).
“A gente tem desenvolvido mel com excelente qualidade, com sabores diferentes, aromas diferentes e, principalmente, mantendo a sustentabilidade. Todo o nosso mel produzido segue o rigoroso padrão de boas placas de produção, seja ele no apiário, seja ele na unidade de processamento”, afirma José Cláudio, presidente da Cooates.

Enquanto as análises laboratoriais asseguram a pureza e ausência de contaminantes no produto final, um zootecnista supervisiona as abelhas para garantir o bem-estar durante a operação.
“Nosso mel hoje tem mercado a nível do Brasil. A gente já está comercializando aqui no Nordeste, nas principais redes atacadistas. E a gente vai colocar esse mel para o mundo”, ressalta Cláudio.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!
