Eleições 2022

Brasília Em Minas, Zema tem 40%, e Kalil, 23%, aponta pesquisa Real Time

Em Minas, Zema tem 40%, e Kalil, 23%, aponta pesquisa Real Time

Pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e ouviu 1.500 eleitores entre 12 e 15 de março

  • Brasília | Alan Rios, do R7, em Brasília

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema

BRUNO ROCHA/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO - 4.12.2021

Romeu Zema (Novo) lidera as intenções de voto para o governo de Minas Gerais com quase o dobro do segundo colocado, de acordo com a pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record TV e divulgada nesta terça-feira (15).

No levantamento, os eleitores foram questionados em quem votariam para o governo de Minas Gerais. Na lista de candidatos citados aos eleitores, o atual governador Zema aparece com 40% das intenções da pesquisa estimulada, enquanto Alexandre Kalil (PSD) tem 23%. Outros 16% não sabem ou não responderam, 12% votariam branco ou nulo e 4% votariam em Carlos Viana (MDB).

Zema também lidera nos recortes por sexo e faixa etária. A maior diferença para o segundo colocado está nas faixas de idades de eleitores entre 45 a 59 anos e 60 anos ou mais. Em ambos os casos, há 22% de diferença de escolha entre o atual governador e Kalil. Já a menor diferença, de 14%, está entre mulheres. Enquanto 38% delas têm intenção de votar em Zema, 24% têm intenção de voto em Alexandre Kalil.

O cenário muda nas regiões analisadas. Em Belo Horizonte, Kalil lidera com 35% das intenções de voto, contra 29% de Romeu Zema. O atual governador volta a ser o mais citado nas pesquisas em Grande BH, Triângulo/Parnaíba, Rio Doce/Mucuri/Jequitinhonha, Sul/Sudoeste, Zona da Mata, Norte/Nordeste e Oeste/Central.

Na segunda pesquisa, a espontânea — ou seja, de forma livre, sem opções citadas aos entrevistados — 58% dos eleitores afirmaram que não sabem ou não responderam, contra 21% de opções de voto em Zema, 14% de branco ou nulo e 5% em Alexandre Kalil.

Em um possível segundo turno, Zema aparece com 47%, seguido por Kalil com 27%. Brancos e nulos representam 13% e não sabem ou não responderam também foram 13%.

A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e 95% de nível de confiança. Ela foi realizada por telefone com 1.500 eleitores de Minas Gerais, entre 12 e 15 de março.

Últimas