Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Governador do DF visita obras de infraestrutura e drenagem no Sol Nascente nesta quinta-feira

Ibaneis Rocha acompanhou andamento da pavimentação e instalação de rede de drenagem próxima à Feira do Produtor

Brasília|Do R7, em Brasília

Ibaneis visitou obras nesta quinta-feira Renato Alves / Agência Brasília -

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, visitou na manhã desta quinta-feira (10) as obras de infraestrutura urbana no trecho 2 do Sol Nascente. O chefe do Executivo distrital acompanhou o andamento dos serviços de drenagem e pavimentação na região atrás da Feira do Produtor, entre as quadras 128 e 136. Ibaneis destacou que desde o começo do seu governo já foram investidos R$ 630 milhões na região administrativa.

“Esse trecho tinha ficado para trás em obras realizadas no ano passado, e, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF, conseguimos aditivar os contratos vigentes para iniciar toda essa parte de drenagem, não só nessa rua aqui, mas em todas, fazendo a interligação e captação desde lá de cima. Queremos evitar aquilo que vimos em anos anteriores, como enchentes”, disse.

Veja Mais

O governador destacou a importância da obra que deve ser concluída ainda este ano. “A gente espera que essa obra seja rápida, concluída ainda esse ano, para que no final do ano, quando voltar o período das chuvas, a gente consiga dar toda a tranquilidade para essa comunidade”, afirmou. “Estamos fazendo outras obras aqui dentro do Sol Nascente para que essa população saia desse sofrimento que passa e a gente tire totalmente o título de favela dessa região”, disse.

Drenagem ampliada

No trecho visitado por Ibaneis, o investimento foi de R$ 3,8 milhões. O projeto prevê infraestrutura de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, blocos intertravados e meios-fios. Os serviços são executados por empresa contratada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura.


Antes, as equipes da pasta fizeram estudos do solo em uma área de 49 hectares. Os testes de sondagem, que incluem a coleta de amostras de solo para análise de resistência e infiltração, têm o objetivo de fornecer informações detalhadas para o desenvolvimento de projetos adequados à realidade do terreno.

O secretário de Obras e Infraestrutura do DF, Valter Casimiro, destacou que a região corresponde à segunda etapa das obras no trecho. “Esse trecho aqui, onde a gente começou a fazer o sistema de drenagem, é o trecho 2. Ele tinha ficado para depois por conta de uma preocupação com o solo. Foram feitos estudos, avaliação do terreno e, agora, o projeto está em execução”, explicou.


O titular da pasta reforçou que o sistema é planejado para atender diferentes necessidades da comunidade: “Onde tem fluxo de veículos mais pesados, a gente usa o pavimento asfáltico, para permitir a passagem de ônibus e caminhões. É todo um sistema planejado com projetos de urbanização, acertado com o Ibram [Instituto Brasília Ambiental], com apoio da Seduh [Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação]”.

Com informações da Agência Brasília

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.