Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ibaneis sanciona lei que garante prioridade na realização de exames de mamografia

A medida, publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial do DF, dá prioridade a mulheres com histórico familiar de câncer de mama

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal
Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou a lei que garante prioridade na realização de exames de mamografia em mulheres a partir de 40 anos, com histórico familiar de câncer de mama ou nódulos. A medida, que vale para toda rede pública de Saúde, foi publicada nesta sexta-feira (14) no Diário Oficial do DF e passa a vigorar a partir da data de publicação.

A lei assegura ainda que as mulheres que precisarem de avaliações periódicas no seio, façam tratamento oncológico mamário. As mulheres que necessitarem de urgência no exame também terão prioridade.

Segundo o documento, as mulheres com a necessidade de avaliações periódicas , mas que não tenham o diagnóstico, deverão apresentar prescrição médica ou comprovar que realizam o exame de mamografia de forma sazonal, com documentos, exames e laudos.

O texto, de autoria do deputado Robério Negreiros (PSD), foi aprovado em segundo turno na Câmara Legislativa do Distrito Federal em março deste ano.

Prevenção ao câncer

Em fevereiro do ano passado, o Senado aprovou dois projetos de lei que dão visibilidade ao câncer. O primeiro deles estabelece que março é o mês de conscientização sobre o câncer de cólon e reto, e o segundo institui a política nacional de atenção à oncologia pediátrica.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.