Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Militares brasileiros atingem segundo maior nível de sistema de prontidão da ONU

Ato atesta que as unidades brasileiras envolvidas podem se desdobrar rapidamente em missões de paz

Brasília|Do R7

Militares brasileiros atingem segundo maior nível de sistema de prontidão da ONU Exército Brasileiro

Pouco mais de 1.100 militares do Exército Brasileiro alcançaram, nesta segunda-feira (7), um marco histórico de obter, pela primeira vez, a certificação de tropas no nível 3 dos UNPCRS (United Nations Peacekeeping Capability Readiness System), que é um Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas.

Tal nível é um dos mais elevados de prontidão operacional nas forças de paz da ONU (Organização das Nações Unidades), sendo o que atesta que as unidades envolvidas podem se desdobrar rapidamente em missões de paz, atendendo aos rigorosos critérios internacionais de treinamento, equipamento e disponibilidade de pessoal e meios.

LEIA MAIS

O nível 4, último nível, é conquistado pela tropa somente na iminência de emprego em Operações de Manutenção da Paz das Nações Unidas, patamar não ocupado pela tropa brasileira em função das limitações da legislação.

Agora, o Brasil disponibilizará à ONU um Batalhão de Infantaria Mecanizado, uma Companhia de Infantaria Mecanizada de Força de Reação Rápida e uma Companhia de Engenharia de Força de Paz, totalizando 1.130 militares, entre homens e mulheres.


Os exercícios de inspeção e verificação conduzidos por equipes da ONU ocorreram nas cidades de Cascavel (PR) e São Gabriel (RS) – sedes dessas organizações militares avaliadas –, onde os observadores internacionais examinaram de perto as tropas. Nessas inspeções, realizadas a pedido do Brasil, foram analisados o nível de prontidão dos militares, as condições dos equipamentos e viaturas e a estrutura de apoio logístico disponível para sustentar as tropas em operação.

Entenda

Conforme o Exército, a conquista é fruto de um grande processo de preparação e avaliação. Inicialmente, o Brasil se voluntariou para manter tropas à disposição da ONU para missões de paz. Depois, os militares selecionados passaram por uma rigorosa capacitação em dois eixos complementares: um treinamento militar regular e nos elevados padrões de adestramento do Exército, e um segundo treinamento voltado especificamente às exigências das Nações Unidas.


“Concluída a etapa de adestramento avançado, uma comitiva especializada da ONU realizou no Brasil a Visita de Avaliação e Assessoramento, passo indispensável para a certificação final. Durante a inspeção, os oficiais da ONU verificaram in loco a prontidão operacional da tropa, o nível de treinamento alcançado, a disponibilidade e o estado de manutenção dos equipamentos e veículos, bem como a capacidade de apoio em suprimentos e serviços essenciais”, informou o Exército.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.