Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moraes manda prender ex-comandante da Polícia Militar do DF

Coronel Fábio Augusto foi afastado do cargo depois dos atos de vandalismo em prédios públicos dos Três Poderes

Brasília|Renato Souza e Vanessa Marques, do R7, em Brasília

Coronel Fábio Augusto, ex-comandante da PMDF
Coronel Fábio Augusto, ex-comandante da PMDF Coronel Fábio Augusto, ex-comandante da PMDF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão do coronel Fábio Augusto, ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), nesta terça-feira (10). Ele era responsável pelo comando da corporação durante os atos de vandalismo que resultaram na depredação do Palácio do Planalto e dos prédios do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), no último domingo (8). A informação foi confirmada ao R7 por fontes da Polícia Federal. 

O interventor federal do DF, Ricardo Cappelli, anunciou na última segunda-feira (9) que o coronel Klepter Rosa Gonçalves vai assumir interinamente o comando da PMDF no lugar de Fábio Augusto. Em outubro do ano passado, Klepter foi nomeado subcomandante-geral da corporação.

O Senado aprovou nesta terça-feira (10) o decreto que autoriza a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. Em votação simbólica, a maioria dos senadores presentes validou o decreto assinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após os atos de vandalismo nas sedes dos Três Poderes, no último domingo. A proposta já havia passado pela Câmara dos Deputados, que a aprovou, também em votação simbólica.

Na prática, com as aprovações nas duas Casas, o Congresso ratifica a intervenção federal na segurança pública do DF até 31 de janeiro. A medida está prevista na Constituição Federal e tem como objetivo "garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação".

Leia mais: Senado aprova intervenção federal na segurança do Distrito Federal

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.