Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Projeto de lei das Fake News deve ser votado nesta terça-feira

Apesar de Arthur Lira ter cravado a análise em plenário, o clima sobre a admissibilidade do parecer pelos deputados é de dúvida

Brasília|Camila Costa, do R7, em Brasília

Arthur Lira prevê votação do PL nesta terça-feira
Arthur Lira prevê votação do PL nesta terça-feira Arthur Lira prevê votação do PL nesta terça-feira

Apesar de o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ter cravado a votação do projeto de lei das Fake News em plenário para esta terça-feira (2), o clima entre os deputados é de dúvida sobre o conteúdo do parecer do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Lira deve ter um posicionamento mais claro após a reunião de líderes.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

• Compartilhe esta notícia no Telegram

Leia mais: Projeto de lei das Fake News não ameaça liberdade de expressão, dizem especialistas

Publicidade

Outro ponto que também pode adiar a votação da proposta é o entrave com a bancada evangélica, que questiona algumas mudanças no texto. O parecer preliminar do PL 2.630/2020 foi protocolado na última quinta-feira (27) na Câmara dos Deputados. O projeto é de autoria do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE).

Regulamentação

O PL das Fake News é um primeiro passo na regulamentação das redes sociais e buscadores de internet. O texto prevê regras de uso, gestão e punições — no caso de divulgação de informações falsas, por exemplo.

Publicidade

Leia também: PL das Fake News ignora sugestão de Moraes e mantém imunidade parlamentar na internet

O PL estabelece prisão de um a três anos e multa a quem promover ou financiar a disseminação em massa de mensagens que contenham "fato que se sabe inverídico" e que possa comprometer a "higidez" do processo eleitoral ou causar dano à integridade física de agentes públicos. Além disso, as plataformas terão que publicar regularmente relatórios semestrais de transparência com informações sobre a moderação de conteúdo falso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.