Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Relatório do Orçamento de 2025 deve ser apresentado em 11 de março

Presidente da CMO marcou reunião da comissão para depois do Carnaval

Brasília|Rute Moraes, do R7, em Brasília

Relatório do Orçamento de 2025 deve ser apresentado em 11 de março Mário Agra/Câmara dos Deputados - 17/12/2024

O presidente da CMO (Comissão Mista de Orçamento), deputado federal Júlio Arcoverde (PP-PI), marcou para 11 de março a reunião do colegiado para apresentação do relatório do PLOA 2025 (Projeto de Lei Orçamentário). A votação, contudo, ainda permanece sem data definida.

Em tese, a peça deveria ter sido apreciada em 2024, mas o relator do Orçamento 2025, senador Angelo Coronel (PSD-BA), adiou a apresentação do parecer, alegando que alterações feitas no pacote de corte de gastos enviado pelo governo ao Congresso poderiam render complicações no relatório.

LEIA MAIS

O governo federal pressiona para que o Legislativo aprove a peça orçamentária o mais rápido possível. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que acionaria o TCU (Tribunal de Contas da União) em virtude do atraso da análise da lei.

O ministro da Fazenda disse considerar que o Orçamento está pronto para ser votado e pediu a atenção de deputados e senadores à pauta. “Lamentavelmente o Congresso ainda não apreciou o Orçamento”, disse.


Após a fala, Arcoverde rebateu as falas do ministro, afirmando que a responsabilidade pelo atraso seria do próprio governo, por, segundo ele, “confusões jurídicas com o Supremo Tribunal Federal”.

“O colegiado sempre demonstrou interesse em discutir e votar a LOA 2025. Inclusive, várias sessões deliberativas foram suspensas durante meses para garantir o quórum necessário para dar início à votação da peça orçamentária. O presidente da CMO afirma que, se houve desinteresse em votar o Orçamento no ano passado, foi do próprio Palácio do Planalto, em face das confusões jurídicas provocadas pelo STF”, alegou Arcoverde.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.