Secretaria de Saúde do DF vai mobilizar novos leitos para pacientes com Covid-19
Anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha na manhã desta sexta-feira (16); ele pediu que a população se vacine
Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília
A Secretaria de Saúde vai mobilizar novos leitos para atender pacientes com Covid-19 após o aumento das internações no Distrito Federal. O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a decisão da secretaria nesta sexta-feira (16) durante a entrega de um campo sintético de futebol na Vila Telebrasília. O governador também comentou a situação do vírus na capital federal.
A ocupação de leitos está em quase 100% no DF. Segundo o governador, isso ocorreu porque a Saúde desmobilizou parte dos leitos para atender pacientes com outras intercorrências. Ibaneis destacou que a maioria das internações por Covid-19 não é grave.
Leia também
"Estamos acompanhando de perto o que parece ser um grande número de internações. Tínhamos reduzido a quantidade para atender os leitos eletivos. A gente vai fazer a remobilização para atender a população. Estamos vivendo um momento muito mais tranquilo. Por conta das vacinações, as internações têm sido em grau leve", destacou.
Vacinação como arma
Ainda de acordo com o chefe do Executivo, "poucas pessoas têm exigido leito de UTI". "E com isso, a gente tem expectativa que a população volte a vacinar cada vez mais. É um pedido que a gente faz. Temos colocado carros itinerantes visitando a população, para que a gente possa ampliar a vacinação, que é a única maneira de evitar um mal maior", disse.
A taxa de transmissão (RT) da Covid-19 no DF está acima de 1, mas tem diminuído nos últimos dias, de acordos com os dados da Saúde. O indicador revela o risco de a pandemia sair do controle. Nesta sexta (16), o RT estava em 1,25. Isso significa que cada 100 pessoas contaminadas passam a doença para outras 125.