Marcos Pereira, vice-presidente da Câmara dos Deputados
Paulo Sergio/Câmara dos DeputadosO vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira (Republicanos-SP), afirmou nesta quarta-feira (15) que o Tribunal de Contas da União (TCU) defende interesses da sociedade e aprimora a gestão pública. A afirmação foi feita durante solenidade no Congresso Nacional para celebrar os 130 anos da Corte.
"O Tribunal de Contas da União não só deve controlar as contas, mas também deve ter um verdadeiro sistema de governança pública. E é isso que temos visto na atuação desta Corte", afirmou o deputado em discurso na cerimônia, que contou com a presença de ministros da Corte.
Pereira também citou a importância do TCU para a democracia do país. Segundo o parlamentar, "nós pudemos ver, nos recentes anos de turbulência da nossa sofrida democracia brasileira, o quão importante foi a atuação do Tribunal de Contas no fortalecimento e na consolidação do Estado Democrático de Direito".
Veja também
-
Brasília
Moro consegue apoio para voltar a discutir projeto sobre prisão em segunda instância
-
Brasília
Relator do PL das fake news quer incorporar sugestões do TSE e se encontra com Moraes nesta quarta
-
Brasília
Haddad diz que Lula acabou com fome, mas 12 milhões não tinham comida no 2º governo petista
Ainda segundo o deputado, o TCU auxilia o Congresso "no cumprimento da tarefa imperiosa de fiscalizar e controlar os gastos do poder público".
Pereira desejou sorte ao deputado Johnathan de Jesus (Republicanos-RR), que recentemente foi aprovado pelo Congresso a assumir o cargo de ministro do TCU. "Será uma excelente oportunidade para fortalecer ainda mais a relação entre o TCU e o Congresso Nacional", disse o vice-presidente da Câmara.
"O deputado tem vasta experiência na política e conhecimento profundo do processo legislativo. Essas características serão de grande valor para fortalecer a proximidade das ações entre o TCU e o Congresso, tornando a colaboração entre os dois órgãos ainda mais efetiva", completou Pereira..