Justiça Eleitoral multa Alckmin por propaganda irregular
Legislação proíbe propaganda eleitoral nos bens de uso comum, como templos religiosos
São Paulo|Do R7

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) multou o governador e candidato à reeleição, Geraldo Alckmin, em R$ 4 mil, por propaganda eleitoral em templo religioso. Segundo a decisão, Alckmin compareceu a eventos religiosos e se colocou em posição de destaque, indo ao púlpito e discursando com o uso de microfone.
Para o desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, “o discurso, embora em tom religioso, mas subliminarmente político, visa a empatia dos presentes. Em outras palavras, se fazer visto e agradar esse nicho de eleitores.” A legislação proíbe a propaganda eleitoral nos bens de uso comum.
A representação foi proposta pela coligação São Paulo Quer o Melhor, de Paulo Skaf (PMDB), segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto no Estado.
Leia mais notícias de Eleições
Para Padin, ”o discurso, embora em tom religioso, mas subliminarmente político, visa a empatia dos presentes. Em outras palavras, se fazer visto e agradar esse nicho de eleitores.”As aparições de Alckmin em templos evangélicos aconteceram em julho e em setembro. Primeiro, o tucano esteve na Comunidade Sara Nossa Terra e depois, na Igreja El Shaddai.
No dia 11 de setembro, Alckmin foi a um evento com cerca de 400 pastores de uma igreja neopentecostal onde subiu no púlpito e discursou para o grupo. “Eu vim pedir as orações de vocês. Nós somos parceiros e iremos trabalhar juntos no trabalho social das igrejas, procurando apoiar quem mais precisa”, segundo trecho da decisão.
Ainda cabe recurso ao Plenário do TRE-SP.