Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2014

Rede define regras para uso da imagem de Marina Silva em eleições estaduais

Grupo de Marina divulgou nota após erro em material de campanha do PSB

São Paulo|Do R7

Material teria sido impresso de forma equivocada
Material teria sido impresso de forma equivocada

O mal-estar causado à Rede Sustentabilidade pelo PSB paulista, que imprimiu material de campanha com a foto de Marina Silva (candidata à vice-presidência pelo PSB) ao lado de Geraldo Alckmin (candidato ao governo de SP pelo PSDB), levou ao grupo de Marina a publicar uma nota nesta sexta-feira (25) sobre o uso da imagem da ex-senadora nas eleições deste ano.

Marina se filiou ao PSB após não conseguir a aprovação de seu partido, a Rede, para as eleições deste ano. Apesar do acordo no nível nacional e da união com os pessebistas, sua atuação nos Estados depende dos acordos estabelecidos pela Rede. Em razão disso, Marina não faz campanha para Alckmin em São Paulo.

Mas, na terça-feira (22), o jornal Folha de S. Paulo divulgou que um material de campanha com foto de Marina ao lado de Alckmin teria sido preparado para ser distribuído nos comitês chamados “Edualdo”, criados para impulsionar as campanhas de Alckmin e Campos.

No mesmo dia, Campos negou a existência do material e disse que a questão estava superada. "Não sei absolutamente disso, eu vim aqui inaugurar um espaço político, que tem uma propaganda exatamente como foi programada e como deve ser feita", afirmou após participar da inauguração do comitê em Limeira, no interior paulista.


Campos disse ainda que todos sabem que Marina e a Rede Sustentabilidade não apoiam a aliança com Alckmin no Estado. 

— Todo mundo sabe a posição da Rede sobre a sucessão no Estado de São Paulo, então não tem porque ter no palanque aqui propaganda com a Marina, nunca houve essa possibilidade.


Em razão do problema, a Comissão Nacional da Rede Sustentabilidade declarou hoje que “o uso da foto de Marina Silva — ou do logo da Rede — em materiais de comunicação ou quaisquer outras atividades de campanha está restrito às candidaturas estaduais majoritárias apoiadas formalmente pela Rede”.

Ainda de acordo com a nota publicada hoje, “nos lugares em que não ocorre esse apoio, qualquer utilização de fotos constitui-se uso indevido da imagem da Marina”.


Fontes ligadas à campanha do PSB disseram ao Estadão Conteúdo que houve uma confusão com um material feito sem autorização em Marília (SP), por um familiar do prefeito Vinícius Camarinha, que é do PSB e próximo a Alckmin.

De acordo com essas fontes, o material, no entanto, nunca foi destinado aos comitês Edualdo. Marina e Campos teriam feito até um combinado para que a imagem dela não fosse explorada nesses comitês.

Leia a seguir a nota completa da Rede Sustentabilidade:

A Rede Sustentabilidade estabeleceu uma aliança programática com o PSB, PPS, PPL, PHS e PRP em torno da candidatura de Eduardo Campos e Marina Silva para a Presidência do Brasil. Essa aliança não se reproduz automaticamente em todas as eleições para os governos estaduais, havendo Estados em que esses partidos apoiam candidaturas diferentes.

Portanto, o uso da foto de Marina Silva — ou do logo da Rede — em materiais de comunicação ou quaisquer outras atividades de campanha está restrito às candidaturas estaduais majoritárias apoiadas formalmente pela Rede. Nos lugares em que não ocorre esse apoio, qualquer utilização de fotos constitui-se uso indevido da imagem da Marina.

Comissão Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade

Leia mais notícias de Eleições

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.