Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2014

Skaf critica falta de saneamento e quer construção de casas contra déficit habitacional 

Em visita ao litoral paulista, candidato defendeu programas já existentes

São Paulo|Ana Ignacio, do R7, enviada a São Vicente

Skaf visitou hoje o bairro México 70, em São Vicente. Bandeiras da campanha de Dilma foram vistas na agenda
Skaf visitou hoje o bairro México 70, em São Vicente. Bandeiras da campanha de Dilma foram vistas na agenda

Paulo Skaf, candidato do PMDB ao governo de São Paulo, realizou uma caminhada no bairro México 70, localizado em São Vicente, no litoral paulista, nesta quinta-feira (4). O bairro carente é conhecido pelos locais como a região onde "até bombeiros e ambulâncias são assaltados". Grande parte da comunidade possui casas de alvenaria e há prédios do CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). No entanto, há moradores que construíram barracos sobre um córrego.

Com grande presença da militância, Skaf fez o que tem feito em todas as cidades por onde passou nesta semana (o empresário já esteve em Sorocaba, Campinas e São José dos Campos): conversou com moradores, visitou uma unidade básica de saúde e mais uma vez criticou a situação do saneamento básico.

Na beira de um córrego onde era despejado esgoto a céu aberto, Skaf falou sobre sua ideia para a área da habitação criticando a atual gestão do Estado.

— A proposta é o Estado fazer o papel do Estado. Aqui há uma ausência completa do Estado. Eu teria vergonha de governar um Estado onde pessoas vivem dessa forma.


Alckmin descarta outras ações judiciais contra propaganda de Skaf

Datafolha: com 53%, Alckmin venceria no 1º turno


Sem falar em metas nem apresentar um projeto próprio, o candidato defendeu os programas habitacionais que já existem e disse que, se necessário, irá investir mais na área.

— São Paulo tem R$ 200 bilhões de orçamento. Existem programas do governo federal, do governo estadual. Existem recursos. O que precisa é ter gestão, vontade política, determinação e seriedade. O que tem que se fazer para resolver o problema habitacional é construir casas e, para isso, tem programas do governo federal, governo estadual. Se não é suficiente, ponha mais dinheiro. Você tem que fazer escolhas. Recursos tem, o que precisa é ter gestão.


O candidato, no entanto, destacou que bairros como o visitado possuem problemas maiores que os de moradia que precisam ser resolvidos, mas não detalhou de que forma isso pode ser feito.

— Há um déficit habitacional no Estado de São Paulo de mais de 1 milhão de moradias, só que existem questões emergentes. Essas questões são o risco à saúde, risco à vida, isso tem que resolver.

Antes da caminhada, o candidato se encontrou com militantes no comitê do partido, em São Vicente, e comentou o bom desempenho nas duas novas pesquisas de inteção de votos — o empresário subiu para 22% no Datafolha e para 23% no Ibope

— Temos que acreditar sim que nós vamos para o segundo turno e vamos ter sucesso porque estamos falando a verdade, queremos o bem de São Paulo para valer.

Outras bandeiras

Muito comum em agendas de campanha, além de bandeiras do próprio candidato, a militância costuma levar também bandeiras de candidatos a deputado da coligação. Nesta tarde, no entanto, uma outra bandeira chamou a atenção da reportagem.

Durante a caminhada, era possível ver algumas bandeiras de Dilma Rousseff (PT) em meio às demais. A presidente e candidata a reeleição tem como vice Michel Temer, presidente nacional do PMDB e correligionário de Skaf.

Recentemente, após desconversar e negar que iria ao encontro, Skaf participou de evento estadual de sua legenda que contou com a presença de Dilma.

O empresário e sua campanha têm evitado relacionar diretamente sua imagem a da presidente por causa da alta rejeição da petista. Nesta quinta, algumas bandeiras, mesmo que discretas, se fizeram presentes. Questionados, militantes desconversaram e disseram não se tratar de equipe da campanha. 

Leia mais sobre Eleições 2014

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.