Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Eleições 2016
Publicidade

Freixo quer cortar parte da verba pública para o Carnaval das escolas de samba 

PSOL promete tirar dinheiro das agremiações para "que não virem canais de propaganda"

Rio de Janeiro|Do R7

Gestão Freixo prevê mudanças radicais no Carnaval do Rio
Gestão Freixo prevê mudanças radicais no Carnaval do Rio Gestão Freixo prevê mudanças radicais no Carnaval do Rio

O Carnaval do Rio de Janeiro é considerado um dos maiores eventos culturais. São mais de 930 mil turistas que injetam cerca de R$ 2,2 bilhões na economia, graças ao espetáculo promovido pelas tradicionais escolas de samba e a iniciativa privada. No entanto, para a campanha do candidato Marcelo Freixo, do PSOL, o Carnaval precisa ser "encaixotado" por regras que reduzem as chances de crescimento do evento.

No programa de governo do Marcelo Freixo para as escolas de samba está previsto o corte da verba pública para as agremiações que aceitarem patrocínio. Outro ponto polêmico é a intervenção da Prefeitura no enredo das escolas, atrelando a distribuição da verba pública a "relevância cultural dos enredos".

Confira a íntegra da proposta que está no programa do PSOL.

"Realizar audiências públicas para debater com a sociedade civil os critérios que devem ser utilizados pela prefeitura para a correta gestão dos recursos públicos destinados às agremiações carnavalescas, apresentando a proposta de condicionar a subvenção pública às escolas de samba à relevância cultural dos enredos, buscando a gestão criteriosa de recursos para que as escolas não se tornem canais de propaganda: caso uma agremiação opte por retratar uma marca comercial, propomos que a mesma não receba verba pública, mas tenha garantido seu direito de desfilar utilizando-se de verba privada;"

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.