Instituto Gerp: Crivella lidera pesquisa com 34% e disputa pelo 2º turno embola entre 4 candidatos
Freixo (Psol), Bolsonaro (PSC), Pedro Paulo (PMDB) e Jandira (PC do B) aparecem atrás
Rio de Janeiro|Do R7

O candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (PRB) lidera a disputa com 34% das intenções de voto segundo pesquisa do Instituto Gerp divulgada nesta quarta-feira (28). Já a disputa para uma vaga no segundo turno está embolada entre outros candidatos. Marcelo Freixo (Psol) aparece com 9% das intenções de voto, seguido por Flávio Bolsonaro (PSC), com 8%, e Pedro Paulo (PMDB), com 7%. A candidata do PCdoB, Jandira Feghali, aparece com 6%.
Mais atrás estão Índio da Costa (PSD), com 4%, Carlos Osório (PSDB), 3%, e Alessandro Molon, com 2%. Cyro Garcia (PSTU) não alcançou 1% dos votos. O número de eleitores que pretendem votar em branco ou anular é de 17%. Já os indecisos chegam a 10%.
Considerando os votos válidos, o candidato do PRB aparece com 47%, Freixo tem 12%, Flávio Bolsonaro aparece com 11% e Pedro Paulo tem 10%. Jandira marcou 8%, enquanto Indio da Costa tem 5%. Atrás dele, Osório aparece com 4%, Molon com 3%, e Cyro Garcia com 0%. As candidatas Carmem Migueles (Novo) e Telma Bastos (PCO) não pontuaram na pesquisa.
Segundo turno
A pesquisa também simulou possíveis cenários para o segundo turno. Numa disputa entre Crivella e Pedro Paulo, o candidato do PRB teria 46% das intenções de voto contra 14% do candidato do PMDB — 40% não souberam ou não responderam.
Já na disputa com Freixo, Crivella teria 43% das intenções contra 18% do concorrente. Os eleitores que não souberam ou não responderam somaram 39%.
Caso Jandira fosse para o segundo turno com Crivella, ela ficaria com 16% das intenções e o candidato do PRB venceria com 44% das intenções de voto. Os indecisos somaram 40%.
Contra Bolsonaro, Crivella apresenta 47% das intenções de voto contra 15% do concorrente. Entre Crivella e Osório, o candidato do PRB teria 47% contra 11% do tucano. A pesquisa apontou que 42% não souberam responder. A última simulação foi entre Crivella, com 46%, e Molon, com 12%.
O instituto ouviu 1.000 eleitores nos dias 26 e 27 de setembro. A margem de erro é de 3,16 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE-RJ com o número 00868/2016.