Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Flávio Bolsonaro: ‘Espero que Renan Santos restabeleça sua candidatura’

Candidato à Presidência pelo PL mostrou solidariedade à concorrente após decisão do ministro Dias Toffoli

2026|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Flávio Bolsonaro defendeu o restabelecimento da candidatura de Renan Santos à Presidência.
  • Ministro Dias Toffoli suspendeu a candidatura de Renan Santos devido a indícios de ilicitude.
  • Renan Santos está impedido de fazer propaganda eleitoral e participar de debates.
  • Toffoli determinou a suspensão de perfis de Renan Santos em redes sociais por omissão de dados.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Flávio Bolsonaro discordou de decisão sobre suspensão da campanha de Renan Santos Agência Brasil

O candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL) defendeu nesta segunda-feira (31), o restabelecimento da análise da candidatura de Renan Santos (Missão), seu adversário na disputa ao Palácio do Planalto.

“Espero que o candidato Renan Santos restabeleça sua candidatura. O presidente Jair Bolsonaro está com suas redes sociais bloqueadas há mais de um ano e a censura não pode mais ser banalizada no Brasil”, escreveu, em sua conta no X.


O ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Dias Toffoli ordenou a retirada de pauta do processo de registro de candidatura do empresário Renan Santos. Em um despacho publicado no sábado (29), Toffoli apontou que há “indícios de ilicitude” nos requerimentos.

Toffoli suspendeu a realização de propaganda eleitoral de Renan Santos por meio de qualquer meio eletrônico pelo candidato e o impediu de participar de debates. Além disso, a decisão também suspende repasses do Fundo Eleitoral à chapa majoritária e gastos com eventuais recursos já repassados.


O ministro também notificou os provedores de internet para adotarem providências para preservar os conteúdos postados a partir de 7 de agosto. Também ordenou que, em até seis horas, “procedam à suspensão dos perfis e à sua exclusão dos sistemas de recomendação, sob pena de multa de R$ 10 mil por hora por perfil”.

Segundo o magistrado, Renan deixou de comunicar no tempo hábil todas as contas que mantém em redes sociais, o que poderia configurar como omissão de dados. Segundo a decisão, 16 perfis em redes sociais foram informados 12 dias após o requerimento do registro da candidatura.


Toffoli, na decisão, diz ter constatado um perfil que veicula propaganda eleitoral e atrai recomendações de outros candidatos que não informaram endereços à Justiça Eleitoral. Para o ministro, essa constatação é suficiente para determinar medidas necessárias para “impedir a continuidade dos benefícios obtidos de forma inidônea em razão da omissão dos endereços”, diz.

Search Box

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.