Logo R7.com
RecordPlus
‌

Lula e Flávio Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados em 1º turno no ES, aponta Real Time

Para eventual segundo turno entre os dois candidatos, 49% dos eleitores do estado escolheram o senador, e 43%, o atual presidente

2026|Jéssica Eufrásio, do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Pesquisa do Real Time Big Data mostra Lula e Flávio Bolsonaro tecnicamente empatados no 1º turno no Espírito Santo.
  • No eventual 2º turno, Flávio Bolsonaro tem 36% das intenções de voto contra 34% de Lula.
  • Na pesquisa espontânea, 47% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.
  • Foram ouvidos 1.600 eleitores com margem de erro de 2 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Flávio Bolsonaro cresceu 1 ponto percentual na comparação com junho, e Lula manteve resultado Montagem: Raul Spinassé – 21.07.2026; Ricardo Stuckert/PR – 13.07.2026

Uma pesquisa do instituto Real Time Big Data divulgada na manhã desta quarta-feira (22) avalia a disputa eleitoral para a Presidência, entre eleitores do Espírito Santo. No levantamento, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio Bolsonaro (PL) apareceram tecnicamente empatados em primeiro turno, na pesquisa estimulada.

Ainda nessa modalidade de pesquisa, o senador ficou numericamente à frente de Lula, quando considerado um eventual segundo turno, com 36% das intenções de voto, contra 34% do atual presidente da República.

‌

Leia Mais

Já na pesquisa espontânea — quando os entrevistados podem responder, sem uma lista de opções, quem escolheriam —, a maioria dos participantes (47%) não soube ou não quis responder, enquanto 8% pretendem votar nulo ou em branco.

Resultados

1º turno (estimulada)

‌
  • Flávio Bolsonaro (PL) — 36%
  • Lula (PT) — 34%
  • Romeu Zema (Novo) — 6%
  • Renan Santos (Missão) — 6%
  • Ronaldo Caiado (PSD) — 2%
  • Joaquim Barbosa (DC) — 1%
  • Augusto Cury (Avante) — 1%
  • Outros — 1%
  • Nulo/Branco — 8%
  • Não soube ou não quis responder — 5%

Os pré-candidatos Cabo Daciolo (Mobiliza), Rui Costa Pimenta (PCO), Samara Martins (UP), Edmilson Costa (PCB), Hertz Dias (PSTU) e Leonardo Avalanche (PRTB) atingiram, juntos, 1%.

1º turno (espontânea)

‌
  • Não soube ou não quis responder — 67%
  • Lula (PT) — 21%
  • Flávio Bolsonaro (PL) — 16%
  • Nulo/Branco — 8%
  • Jair Bolsonaro (PL) — 2%
  • Renan Santos (Missão) — 2%
  • Outros — 2%
  • Ronaldo Caiado (PSD) — 1%
  • Romeu Zema (Novo) — 1%

2º turno

  • Flávio Bolsonaro (PL) — 49%
  • Lula (PT) — 43%
  • Nulo/Branco — 4%
  • Não soube ou não quis responder — 4%

Variações e metodologia

Na comparação com os resultados do mês anterior, Lula não registrou variação nos resultados das pesquisas estimuladas — quando as opções são sugeridas aos entrevistados. E Flávio Bolsonaro oscilou 1 ponto percentual para mais, dentro da margem de erro. Assim, em junho, os dois também estavam tecnicamente empatados no estado.

‌

Os pesquisadores ouviram 1.600 eleitores do Espírito Santo, entre segunda (20) e quarta-feira (21). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança da sondagem é de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sob o código BR-00636/2026.

Search Box

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.