Mesmo inelegível, Pablo Marçal pede Pix para apoiadores
Candidato à Presidência pelo PRTB afirmou que arrecadou R$ 9 milhões nas últimas eleições
2026|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O candidato à Presidência, Pablo Marçal (PRTB), está inelegível e a candidatura é incerta. Mesmo assim, o coach e influencer está pedindo doações via Pix para os seguidores.
Na noite desta quarta-feira (19), durante transmissão ao vivo do podcast Iron Talks, o candidato afirmou ter arrecadado R$ 9 milhões em doações nas últimas eleições, quando concorreu à Prefeitura de São Paulo. Ele, então, conclamou os seguidores a colaborarem com Pix para as eleições de 2026.
“Eu não vou usar dinheiro público. Não vou usar meu dinheiro e explico: a pessoa que usa o seu dinheiro quer de volta. Agora, se você pode doar com alguma coisa, [...] qualquer quantidade, só para mostrar que você está junto”, disse Marçal.
Marçal está inelegível por oito anos. No início de agosto, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) manteve condenação do candidato por uso indevido dos meios de comunicação social durante a campanha de 2024 à prefeitura de São Paulo. Marçal recorre da decisão no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Segundo a Justiça Eleitoral, o então candidato se beneficiou de uma estratégia de disseminação massiva de vídeos por meio de um concurso promovido na comunidade “Cortes do Marçal”, no Discord. Os apoiadores eram incentivados a publicar cortes de vídeos com a hashtag #prefeitomarçal em troca de prêmios. A prática vedada pela legislação eleitoral.
Além disso, o TSE proibiu Marçal de acessar recursos do fundo eleitoral e do fundo partidário nesta quinta-feira, 20. A decisão também o impede de participar de debates e de aparecer no horário eleitoral gratuito de rádio e TV.
A medida atende a pedido cautelar do Ministério Público Eleitoral e foi relatada pela ministra Estela Aranha, com votação unânime no plenário. As restrições valem até o TSE julgar o mérito do registro de candidatura de Marçal.
🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa
🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲














