Logo R7.com
RecordPlus
Eleições 2026! Notícias, Apuração de Votos em Tempo Real e Resultados | R7
‌

TSE verifica autenticidade das urnas e emite zerésimas antes de votação neste domingo

Documento oficial impresso permite conferir que equipamentos não têm candidatos ou votos registrados antes do início das eleições

2026|Gabriela Coelho, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O TSE realizou a cerimônia de verificação da integridade e autenticidade das urnas eletrônicas antes do primeiro turno das eleições.
  • Foram emitidas as zerésimas para garantir que as urnas não tenham candidatos ou votos registrados antes do pleito.
  • Três sistemas foram verificados: gerenciamento da totalização de votos, receptor de arquivos de urna e informação de arquivos do equipamento.
  • Programas das Eleições Gerais de 2026 foram assinados digitalmente e lacrados para garantir a verificação de autenticidade dos números.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Mais de 158 milhões de brasileiros vão às seções eleitorais amanhã, votar para seis cargos eletivos Paulo Pinto/Agência Brasil – Arquivo

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) promoveu, neste sábado (3), a cerimônia de verificação da integridade e da autenticidade das urnas eletrônicas. O procedimento é padrão e ocorre sempre na véspera do primeiro turno das eleições.

Na ocasião, também foram emitidas as zerésimas para os cargos de presidente e vice. O documento demonstra que as urnas não estão com candidatos ou votos registrados antes do início do pleito. Neste domingo (4), mais de 158 milhões de brasileiros vão às seções de votação para definir os ocupantes de seis cargos eletivos.

‌

Leia Mais

A Corte eleitoral verificou, ainda, três sistemas: o de gerenciamento da totalização de votos; o receptor de arquivos de urna; e a informação de arquivos desse equipamento. Presidente do TSE, Kassio Nunes Marques acompanhou a cerimônia, mas não deu declarações.

Assinados digitalmente e lacrados em 4 de setembro, os programas das Eleições Gerais de 2026 tiveram os resumos digitais gerados para garantir a posterior verificação de autenticidade dos números. Essas versões servem como referência para auditorias até a véspera da votação.

‌

Entidades fiscalizadoras receberam notificações para acompanhar a cerimônia, como prevê a lei; após a checagem deste sábado (3), o TSE emitirá uma ata com os resultados dos sistemas analisados.

Secretário de tecnologia do TSE, Júlio Valente afirmou que os testes feitos asseguram não só a lacração dos equipamentos , mas a inspeção durante todo o ano e a análise deles. “O que fizemos agora foi garantir que se tratam dos mesmos sistemas”, completou.

‌
Search Box

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.