Logo R7.com
RecordPlus
‌

Zema defende mais espaço para a iniciativa privada com PPPs em escolas e hospitais

Propostas que estão no plano de governo foram defendidas pelo candidato do Novo durante gravações em Belo Horizonte

2026|Vinícius Rangel, da RECORD Minas

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Romeu Zema, candidato do Partido Novo, defende ampliar a participação privada em serviços públicos, focando em saúde e educação.
  • Propõe concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) para melhorar a qualidade dos serviços sem privatizar.
  • Na saúde, planeja usar parcerias para ampliar hospitais e UPAs, e diminuir filas do SUS com a ajuda da rede privada.
  • Na educação, busca aumentar investimentos e eficiência através de PPPs, replicando modelo adotado em Minas Gerais.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Romeu Zema, de óculos e cabelo grisalho, na porta, nas catracas do metrô.
O candidato do Novo, Romeu Zema, defende a ampliação da iniciativa privada em serviços públicos durante sua campanha. Vinicius Rangel/ R7 Minas

O candidato do Partido Novo à Presidência da República, Romeu Zema, defendeu ampliar a participação da iniciativa privada na prestação de serviços públicos. Se eleito, o foco do ex-governador mineiro será nas áreas da saúde e da educação.

A proposta, que está no plano de governo, foi defendida pelo candidato nesta quarta-feira (12), em Belo Horizonte, onde ele grava vídeos para a campanha ao lado de apoiadores.

‌

“O Estado não tem agilidade, não tem capital para poder estar levando adiante diversos projetos. Concessão não significa privatização, significa, sim, serviço público de qualidade”, afirmou.

O candidato defende a retirada do governo de áreas consideradas não essenciais e o aumento dos investimentos privados. “Uma empresa que não está servindo bem pode ter seu contrato encerrado e colocada outra no lugar”, disse.

‌

Na saúde, a proposta é ampliar a rede de hospitais, UPAs e atendimentos especializados por meio de concessões, Parcerias Público-Privadas (PPPs) e parcerias com Organizações Sociais (OSs), tanto para construir quanto para gerir unidades de saúde.

Leia Mais

Zema também pretende utilizar a estrutura da rede privada para diminuir as filas do SUS. A ideia é estabelecer parcerias com clínicas e hospitais particulares para a realização de consultas, exames e cirurgias, com metas de atendimento e qualidade definidas pelo poder público.

‌

Na educação, o plano é ampliar as PPPs para aumentar os investimentos, principalmente na gestão das unidades de ensino.

“O que nós queremos são escolas privadas operando dentro da escola pública concedida. O aluno ter uma educação pública gratuita, de qualidade, como existe na escola privada”, garantiu.

‌

Modelo já utilizado em MG

A defesa das PPPs acompanha uma estratégia que Zema adotou durante os dois mandatos como governador de Minas Gerais. Em março deste ano, foi realizado o leilão na área da educação no estado, que prevê a participação privada na infraestrutura e nos serviços não pedagógicos de 95 escolas estaduais durante 25 anos. O projeto mineiro tem como meta investimentos superiores a R$ 4,5 bilhões ao longo do contrato.

Na área da saúde, o governo de Minas também utilizou modelos de concessão e parcerias para a construção de cinco hospitais regionais no estado.

Search Box

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.