Tata Estaniecki: 'A carreira virou com o PodDelas. Eu e Boo somos amigas e nos complementamos'
Influenciadora com mais de 25 milhões de seguidores fala sobre família, podcast, rede social e agenciamento de talentos da web
Entrevista|Eduardo Marini, do R7
Vinte e cinco milhões de seguidores na soma das redes sociais. Do total, 9,9 milhões apenas no Instagram. São números que fazem da gaúcha de Porto Alegre radicada em São Paulo Thayse Estaniecki Cocielo, 29 anos, a Tata Estaniecki, uma personalidade da internet e do universo digital brasileiro.
A influenciadora produz conteúdo para a internet há mais de dez anos. Hoje, ao lado da amiga Bruna Unzueta, a Boo, apresenta o podcast feminino de maior alcance no país, o PodDelas. Além disso, é dona de uma agência de marketing de influência e de uma marca de calçados.
Tata entrou para a carreira de modelo aos 12 anos, quando se mudou para São Paulo. Seis anos depois, iniciou-se na internet, com destaque na rede social Orkut. Em 2011, integrou o elenco de uma websérie da agência de organização de eventos Forma. No ano seguinte, lançou uma grife de roupas com os amigos Leo Picon e Cacá. Deixou a parceria em 2018 para criar uma marca de calçados com a irmã Louise.
Fez parte do Nosso Canal, no YouTube, com mais seis influenciadoras, e, em 2015, criou seu próprio canal na rede social, com mais de 2,3 milhões de inscritos, em que trata de moda, maquiagem, viagem, família e comportamento.
Tata é casada desde 2018 com o também produtor de conteúdo Júlio Cocielo, do Canal Canalha. Juntos, criaram outro espaço no YouTube, o Tacielo, no qual falam sobre a rotina do casal, hoje com mais de 3 milhões de inscritos. O casal tem a filha Beatriz, de 2 anos. Tatá está grávida de um menino, que nascerá no meio de 2023.
Em fevereiro de 2021, Tata estreou o PodDelas ao lado de Flávia Pavanelli. Exibido ao vivo no YouTube e liberado depois em plataformas de áudio, o trabalho tornou-se rapidamente o podcast feminino de maior audiência na internet brasileira. Seis meses depois de seu lançamento, Boo Unzeta substituiu Flávia na apresentação do programa ao lado de Tata.
Juntas, elas fizeram temporadas especiais em vários estados do país e entrevistaram figuras de peso, entre elas Anitta, Eliana, Bruna Marquezine, Boca Rosa, Luísa Sonza, Simone & Simaria, Sabrina Sato, Eliana e Juliana Paes. Os canais que envolvem Tata no YouTube somam mais de 560 milhões de visualizações, fora o sucesso do PodDelas em plataformas de áudio como Deezer e Spotify.
Nesta entrevista, Tata relembra as partes mais importantes de sua trajetória, fala carinhosamente da parceria e amizade com Boo, revela um pouco de sua vida familiar e registra a expectativa com a vinda do segundo filho. Audiência de líder. Acompanhe:
Você começou a carreira de modelo aos 12 anos. Depois, entrou no Orkut, em que encontrou amigos e influenciadores da época, como Mariana Sampaio, e foi uma das primeiras brasileiras a investir pesado no Instagram, que gerou todo o sucesso visto hoje. Fale sobre sua trajetória.
Tata Estaniecki — Iniciei minha trajetória na internet em uma empresa de organização de eventos chamada Forma. Eles buscavam pessoas para participar de uma websérie e eu frequentava fazia um tempo as viagens de formatura organizadas por eles. Foi lá, inclusive, que conheci e tornei-me próxima de vários infuenciadores, como Gabi Lopes, Leo Picon e a própria Boo.
Foi o começo de tudo?
Começou a ficar claro para mim, nesse período, que tinha talento para a comunicação. Fui desenvolvendo isso nas redes sociais da época. O Instagram foi uma das primeiras onde fiz sucesso, mas na época eles só tinham foto. Criei meu canal no YouTube em 2015, pois sempre gostei de me comunicar, e alimento até hoje, atingindo números bastante satisfatórios. Mas foi com a criação do PodDelas, em 2021, que a minha carreira deu uma virada e me encontrei como apresentadora.
Hoje eu e Boo ultrapassamos 200 episódios no PodDelas%2C apresentando de camarotes do Carnaval do desfile da Marquês de Sapucaí até o Rock In Rio. São mais de 300 milhões de visualizações em menos de dois anos. Um grande sucesso na minha vida profissional
Como surgiu o PodDelas?
Era 2021, pandemia. Estava no isolamento, como todos, e uma das minhas válvulas de escape era o PodPah, podcast de dois grandes amigos, o Igão e o Mitico. Senti que existia um espaço para um podcast feminino no mercado. Havia alguns apresentados por mulheres, mas talvez nenhum que se comunicasse diretamente com o público feminino de uma forma pessoal com o entrevistado. Chamei a Flávia Pavanelli, uma das minhas amigas mais próximas, para apresentar. Os primeiros convidados foram amigos e amigas muito íntimos do meu círculo, como a Rafa Ucmann e a Lexa. Hoje ultrapassamos 200 episódios, apresentando desde camarotes do Carnaval do desfile da Marquês de Sapucaí até o Rock In Rio. São mais de 300 milhões de visualizações em menos de dois anos. Um grande sucesso na minha vida profissional.
Qual é, na sua opinião, o segredo do sucesso da parceria entre você a Boo Unzueta no podcast atualmente?
Eu e a Boo nos conhecemos muito bem. Como existe uma amizade sincera por trás, consigo prever o que ela vai falar e vice-versa. Isso transforma nossas entrevistas em coisas mais dinâmicas e harmônicas. Acho que cada uma tem suas qualidades e talentos na hora de se comunicar. Somos complementares — e isso fica evidente para quem assiste.
Lembre algumas entrevistas especialmente agradáveis para vocês.
Houve momentos muito especiais, em que entrevistamos pessoas das quais somos muito fãs. Nossos ídolos. É uma realização profissional. Aconteceu quando entrevistamos a Anitta e Eliana. Os melhores papos são quando não existem barreiras entre nós, apresentadoras, e eles, convidados. Quando somos amigos, não existe filtro. A conversa vai direto para a sala de jantar e vira um bate-papo hilário.
Acredito que meu sucesso%2C não só no Instagram%2C mas em todas as redes sociais%2C esteja atrelado à minha transparência e autenticidade. Você precisa ser verdadeiro quando se comunica. Meus seguidores sabem o que eu gosto ou não%2C quando estou feliz ou não. Sou o mais verdadeira possível
E no Instagram?
Acredito que meu sucesso, não só no Instagram, mas em todas as redes sociais, esteja atrelado à minha transparência e autenticidade. Você precisa ser verdadeiro quando se comunica. Influência só é desenvolvida em uma base sólida de confiança, e é isso que busco. Meus seguidores sabem de que eu gosto ou não, quando estou feliz ou não. Sou o mais verdadeira possível.
Quais as principais diferenças entre as principais redes sociais, sob o ponto de vista do trabalho e da conquista de público?
Cada rede social tem o seu público e uma forma de conteúdo para ser trabalhada. Quem me segue no TikTok espera um determinado tipo de mensagem que não necessariamente é o mesmo que passo no YouTube, por exemplo. Você precisa ir sentindo o feedback, o retorno de cada rede para poder posicionar o que cada público consome de você naquela rede social. É definitivamente mais trabalhoso pois você precisa produzir em múltiplos formatos, mas ao mesmo você expande o seu público. Uma plataforma dá suporte e engajamento para outra. Quem me conhece pelo Instagram vai me seguir no Twitter e por aí vai. Enquanto você está em movimento, a roda está sempre girando.
Você decidiu administrar a carreira de outros influenciadores. Que tipo de trabalho você desenvolve com eles?
Tenho a Yzi, uma assessoria comercial que cuida da publicidade de cada cliente. O meu comercial próprio é gerido pela Yzi, assim como o do PodDelas. Tenho talento para gerir pessoas. Sinto que criei uma unidade muito forte e eficiente em cada empresa que comando, e isso faz total diferença quando se lida com o lucro das pessoas. É preciso ter confiança em qualquer relação que envolva dinheiro, e esse é o forte da Yzi. A Mirella Santos, nossa cliente, por exemplo, é uma verdadeira sensação do universo digital. Um fenômeno. Então é muito gratificante poder participar dessa caminhada que ela vem trilhando de forma sensacional. É muito mais do que engajamento, é a qualidade do conteúdo e da confiança transmitidos.
Você foi pedida em casamento na Grécia e se casou em Punta Cana, na República Dominicana. Como é sua vida familiar?
Sempre foi meu sonho conhecer a Grécia, e a viagem, por motivos óbvios, se tornou uma das mais especiais da minha vida. Tivemos duas cerimônias de casamento, em Punta Cana e em São Paulo, com dias muito marcantes. Sempre falo quanto sou privilegiada e abençoada pela família que tenho. Eu amo meu marido e minha filha, com todas as minhas forças. É aquele amor que ultrapassa limites. Não consigo lembrar como era a minha vida antes da minha família, principalmente antes da Bia. Quando ela nasceu, nasceu uma mãe, uma nova Tata. Agora estou grávida do meu filho, vivendo todos esses sentimentos novamente.
O que você curte fazer quando não está trabalhando?
Amo ficar com a minha família, desconectada das redes. Meu trabalho é muito frenético e constante também. Não tem horário definido. Então quando tenho um tempo livre, sem produzir conteúdo ou gravar para o podcast, gosto de aproveitar meu marido e minha filha em um dia bem tranquilo, desfrutando ao máximo, um do outro, daquele tempo juntos.
Algum projeto novo para o futuro próximo?
Neste momento minha prioridade é meu filho. Ele está previsto para o primeiro semestre de 2023. Por isso, acredito que, para meu próximo ano, a prioridadde será, ainda mais, a maternidade. Mas estou sempre produzindo e pensando em novidades para o PodDelas e a marca de calçados, e isso não será diferente.