Elefantes protegem filhotes durante terremoto de magnitude 5,2 nos Estados Unidos
A manada formou um círculo de proteção ao redor dos mais jovens no zoológico de San Diego, Califórnia
Internacional|Do R7

Durante um terremoto ocorrido na última segunda-feira (14), uma manada de elefantes do Zoológico de San Diego, na Califórnia, demonstrou um comportamento instintivo: os mais velhos se reuniram rapidamente para formar um círculo de proteção ao redor dos filhotes e dos animais mais jovens.
As câmeras de segurança do zoológico captaram o momento em que a manada reagia ao terremoto. O abalo sísmico, que atingiu magnitude 5,2 na escala Richter, foi sentido no sul da Califórnia e classificado como moderado.
Leia mais:
Segundo a cuidadora dos mamíferos do zoológico, Mindy Albright, em entrevista à agência AP, a movimentação é natural da espécie, pois os elefantes detêm uma capacidade exclusiva no reino animal: a de perceber sons e vibrações através das patas.
“Os elefantes têm a capacidade única de sentir sons através das patas. Esse comportamento, demonstrado aqui, é uma resposta natural a ameaças percebidas que ajuda a proteger os elefantes mais jovens e a manada como um todo”, disse.
Nas redes sociais do zoológico, a administração escreveu que apesar do susto, os filhotes e todos da manada estão bem e seguros.
“Esse comportamento, demonstrado aqui por Ndlula, Zuli, Mkhaya, Umngani e Khosi, é uma resposta natural a ameaças percebidas, que ajuda a proteger os elefantes mais jovens e toda a manada. Após o abalo, os elefantes voltaram à rotina normalmente e estão seguros, assim como o restante da equipe da San Diego Zoo Wildlife Alliance”, afirmou.
Os tremores, além de ativarem os sentidos vibracionais dos elefantes, foram sentidos do condado de San Diego, epicentro do tremor, até o norte de Los Angeles.
Como medida de precaução, as escolas foram orientadas a retirar crianças e adolescentes de prédios e locais fechados. Apesar do susto, não houve registro de vítimas ou danos materiais relacionados ao evento sísmico.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp