Internacional Incêndio florestal na Catalunha foi controlado, informam bombeiros

Incêndio florestal na Catalunha foi controlado, informam bombeiros

Mais de 415 hectares foram queimados, a maioria em zonas florestais do parque de Cap de Creus, à beira do Mediterrâneo

AFP
Incêndio destruiu mais de 400 hectares de floresta na Catalunha desde sexta-feira

Incêndio destruiu mais de 400 hectares de floresta na Catalunha desde sexta-feira

Bombers Generalitat Catalunya/AFP

O incêndio que devastou desde sexta-feira (16) mais de 400 hectares de floresta em um parque natural da costa catalã, na fronteira com a França, foi controlado, anunciaram os bombeiros da Catalunha, neste domingo (18).

Uma equipe de 15 bombeiros continuará acompanhando a situação durante a noite. O fogo mobilizou 200 efetivos no sábado (17). No total, mais de 415 hectares foram queimados, a maioria em zonas florestais situadas no parque natural de Cap de Creus, à beira do Mediterrâneo.

"O risco de incêndio permanece muito elevado na Catalunha, principalmente nos arredores de Girona e Barcelona", advertiram os bombeiros. Cerca de 350 pessoas tiveram de ser retiradas dos municípios vizinhos no sábado, assim como centenas de residentes de um camping local.

O incêndio foi declarado na sexta-feira (16) de manhã na localidade de Llançà, a 20 quilômetros da fronteira francesa, provavelmente por causa de uma bituca de cigarro, segundo autoridades catalãs.

Devido ao clima quente e seco, a Espanha, segundo destino turístico mundial antes da pandemia, é frequentemente afetada no verão por grandes incêndios florestais que, segundo especialistas, ameaçam se tornar mais frequentes e violentos devido ao aquecimento global.

Últimas