Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Três soldados dos EUA que sumiram na Lituânia são encontrados mortos

Militares desapareceram durante treinamento tático em área pantanosa. Buscas por quarto combatente, que continua desaparecido, ainda continuam

Internacional|Do R7

Forças dos EUA, Lituânia e Polônia realizam operação de resgate por militares norte-americanos em região pantanosa Divulgação/Comando da Europa e África do Exército dos EUA

Três soldados do Exército dos Estados Unidos que desapareceram na Lituânia foram encontrados mortos em uma área pantanosa do país europeu na manhã de segunda-feira (31). Um quarto militar continua desaparecido.

As informações foram confirmadas pelo Comando da Europa e África do Exército dos EUA. O pântano de onde os corpos foram retirados fica num campo de treinamento na cidade de Pabradė, a menos de 10 quilômetros da fronteira com Belarus, um aliado da Rússia.

Leia mais

Os militares estavam participando de um exercício tático quando foram dados como desaparecidos na terça-feira passada (25). As identidades das vítimas, pertencentes à 1ª Brigada de Combate Blindada e à 3ª Divisão de Infantaria, ainda não foram divulgadas.

O veículo blindado em que eles estavam na data do desaparecimento, um M88 Hercules, foi encontrado submerso em um lago, a cinco metros de profundidade, na última quarta-feira (26).


Os corpos foram localizados após uma operação de seis dias que envolveu forças dos EUA, Lituânia e Polônia. O resgate enfrentou terrenos alagados e florestas densas, segundo o Exército norte-americano.

“Estamos em luto com as famílias e entes queridos desses extraordinários soldados durante esse momento inimaginável”, declarou o major-general Christopher Norrie, comandante da 3ª Divisão de Infantaria. “Mas a busca não termina até que todos estejam em casa”.


Modelo similar ao M88 Hercules, veículo blindado no qual estavam os soldados desaparecidos do Exército dos EUA Divulgação/Exército dos EUA

Para a recuperação do blindado, as Forças Armadas da Lituânia forneceram helicópteros, drones e equipamentos de construção. O veículo foi acessado por mergulhadores da Marinha dos EUA e puxado à superfície com cabos de aço e tratores pesados.

Pabradė, no leste da Lituânia, é frequentemente usada para exercícios militares da Otan (Aliança do Tratado do Atlântico Norte). A região é estratégica para os países bálticos -- Lituânia, Letônia e Estônia --, que mantêm relações tensas com Rússia e Belarus desde suas independências da antiga União Soviética, nos anos 90.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.