JR ENTREVISTA: 'Lula sabe conversar com todos, mas tem conversado pouco', diz senador Jorge Kajuru
Senador, que é vice-líder do governo, disse que Lula precisa melhorar relação com o Congresso para poder aumentar aprovação
JR Entrevista|Do R7
O convidado do JR ENTREVISTA desta quarta-feira (4) é o senador Jorge Kajuru (PSB-GO). À jornalista Lívia Veiga, ele falou sobre a relação do governo com o Congresso, seu apoio ao presidente Lula e projetos propostos por ele.
Kajuru destacou que apesar de estar na base do governo, tem críticas à gestão de Lula e pode deixar a base a qualquer momento. “Eu não aceito ser injustiçado. Eu faço defesa do governo, sou vice-líder dele, trabalho para conquistar votos, faço o meu papel de lealdade, assim como fiz com o Bolsonaro. Bolsonaro é meu amigo, não tenho nada contra o presidente Bolsonaro. A primeira-dama Michelle me ajudou muito no projeto inédito do diabetes. Eu sempre procuro a paz”, afirmou.
De acordo com ele, hoje Lula não seria reeleito por ter uma relação difícil com o Congresso, mas que pode ser melhorada. “O Lula é um animal político, sabe conversar com todos, mas tem conversado pouco, está muito isolado, isso pode levá-lo a uma derrota humilhante no ano que vem, e olha que eu sou vice-líder dele. Sou da base do governo e o único que tem coragem de falar isso para ele, porque quando eu vou em reunião com ele, ele fala Kajuru, você me conhece há 35 anos, nunca me bajulou, e fala para mim o que ninguém fala, fala. Aí eu falo isso na cara dele”, disse.
O senador destaca que com o Congresso é difícil porque a maioria dos parlamentares querem algo em troca para poder apoiar os projetos do governo. “A maioria quer cargos, quer emendas, quer tudo em troca de votação. Isso transforma a relação péssima, porque quando o governo não pode te dar o que você pede, vem o rancor, vem aquela palavra que usei anteriormente, que é o revanchismo, que é a chantagem, ou você me passa tanto para tais deputados ou não vai passar esse projeto, não vai ser aprovado”, explicou.
Por esse tipo de situação que Kajuru afirma que pretende, em breve, deixar a política. “Até porque eu vou sair da política também. Então não tem que anunciar apoio a ninguém, absolutamente ninguém. E voltar a minha profissão, que eu completei 50 anos de carreira, dos quais fiz Copa do Mundo pela Record, fiz programas na Record, vou voltar para a Record Goiás com programas de esportes, faço jornalismo, faço rádio. É o que eu amo. A política é um nojo.”
O programa também está disponível na Record News, no R7, nas redes sociais e no PlayPlus.
Últimas

JR ENTREVISTA com a ministra das Mulheres, Márcia Lopes
Márcia Lopes destaca os avanços do pacto nacional contra o feminicídio e a maior agilidade na concessão de medidas protetivas

JR ENTREVISTA com o secretário nacional de Segurança Pública, Chico Lucas
Chico Lucas defende integração entre forças de segurança e monitoramento financeiro para enfraquecer facções

JR ENTREVISTA com o presidente da Frente Parlamentar Brasil Competitivo, Julio Lopes
Deputado aponta entraves da economia e relação entre carga tributária e crime organizado

JR ENTREVISTA com o embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese
Alessandro Cortese explica impactos da nova legislação para descendentes e destaca crescimento econômico bilateral

JR ENTREVISTA com o ministro dos Esportes, Paulo Henrique Cordeiro
Paulo Henrique Cordeiro afirma que orçamento da pasta saltou de cerca de R$ 600 milhões para mais de R$ 3 bilhões em 2026

JR ENTREVISTA com o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes
Ministro afirma que críticas ao Supremo aumentam em períodos eleitorais e defende atuação institucional

JR ENTREVISTA com o presidente do PSDB, deputado federal Aécio Neves
Presidente do PSDB afirma que Ciro Gomes pode atrair eleitores insatisfeitos com os extremos

JR ENTREVISTA com o presidente do Republicanos, Marcos Pereira
Presidente do Republicanos avalia cenário eleitoral dominado por dois polos e vê dificuldade para alternativas

JR ENTREVISTA com o presidente do PT, Edinho Silva
Edinho Silva afirma que Lula lidera estratégia para enfrentar cenário internacional e garantir soberania nacional

JR Entrevista com o secretário Nacional de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança
Secretário Victor Fernandes aponta avanço com Marco Civil da Internet e destaca criação do ECA Digital para segurança de menores

JR Entrevista com o diretor do Sindicato Nacional das Empresas de Táxi Aéreo, Gilberto Scheffer
Reajuste de 55% no querosene pressiona custos e deve inviabilizar operações em diferentes regiões

JR Entrevista com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto
Presidente do partido comenta escolha de vice, relação com STF e prisão domiciliar de Bolsonaro

JR Entrevista com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco
Ministra deixa cargo em abril para concorrer à Câmara dos Deputados pelo Rio de Janeiro

JR Entrevista com o ministro da Casa Civil, Rui Costa
Ministro deixa o cargo no fim de março e afirma que até 18 integrantes do governo devem disputar eleições

JR Entrevista com a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo
Macaé Evaristo aborda também violência contra mulheres e impacto da jornada de trabalho na saúde mental



