MG Record MGR na Política: governo estadual envia proposta à ALMG para facilitar privatização de estatais

MGR na Política: governo estadual envia proposta à ALMG para facilitar privatização de estatais

PEC (Proposta de Emenda à Constituição) pretende alterar dois pontos na Constituição mineira; oposição é contra as mudanças

O governador Romeu Zema (Novo) encaminhou à ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) uma proposta de emenda à constituição para facilitar a privatização de estatais, como Cemig, Copasa e Codemig. A chegada da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) ao Legislativo causou polêmica entre deputados da base de governo e da oposição.

Caso a PEC seja aprovada, dois dispositivos serão alterados na Constituição mineira. O primeiro deles é que não será necessário um referendo para a aprovação das privatizações, além disso o número de votos para autorizar as vendas também será reduzido, de 48 para 39.

A oposição ao governo Zema é contrária à mudança e diz que vai interferir na tramitação da PEC. “Quando se privatiza, a empresa quer um lucro rápido e quem paga essa conta é a população. Nosso papel no poder Legislativo é também debater, em conteúdo, as consequências dessa privatização. Segundo, a gente tem ferramentas aqui na Assembleia para impedir que essa PEC avance e ganhe condições para a votação em plenário”, destacou a deputada Beatriz Cerqueira (PT).

Mais reportagens do MG Record neste link.

Últimas